Esta tem sido uma ideia já em desenvolvimento em alguns supermercados da cadeira holandesa Jumbo, num projeto liderado e apoiado pelo governo dos Países Baixos.
Intitulada ‘Unidos Contra a Solidão‘, a ideia passa por criar, nas superfícies comerciais, um sistema de caixas de pagamento “mais lentas“, uma opção para as pessoas que sintam a vontade de, no seu ato das compras, conversar com os empregrados, e demorar mais tempo durante todo o processo.
Segundo o jornal espanhol El País, o projeto piloto já tinha sido lançado em 2019, na cidade de Vlijmen, na província de North Brabant, como parte desta iniciativa do governo contra a solidão.
A resposta foi de tal forma positiva que o supermercado decidiu fazer planos para abrir mais 200 em todo o país. E, daí para a frente, a ideia tem sido alargada a todo o país.
A large supermarket chain based in the Netherlands, is introducing “Kletskassas,"or “chat checkouts”, which will be slower & geared towards elderly folks in order to combat #loneliness.The #Netherlands has around 1.3m people over the age of 75, half of whom said they feel lonely. pic.twitter.com/W288vjo1Nz
— WomenAcrossFrontiers (@WomenAFrontiers) October 5, 2021
“Muitas pessoas, principalmente os idosos, podem sentir-se solitárias. Como empresa familiar e enquanto rede de supermercados, temos um papel central na sociedade. As nossas lojas são um ponto de encontro e isso significa que podemos fazer algo. A Kletskassa é apenas uma das coisas que podemos fazer. (…) É um gesto pequeno, mas valioso, principalmente num mundo cada vez mais digital e rápido“, é dito no comunicado da empresa.
Na lewsletter oficial, é ainda referido: “Por exemplo, ajudamos as nossas lojas através de um manual que as permite identificar o nível de solidão dos clientes, e a estabelecer iniciativas locais. (…) Várias lojas têm ainda pequenos espaços para ‘conversa’, onde os clientes podem tomar uma ótima chávena de café enquanto conversam com os vizinhos“, pode ler-se.
Pelo porta-voz do projeto é ainda referido que todos os seus trabalhadores estão “muito satisfeitos com este serviço especial“, pois sabem que podem “alegar o dia de mais do que uma só pessoa“.