A assinatura é feita pelo jornal espanhol ‘El País‘, que apelida como sendo “O Enigma de Letizia“. Numa altura em que a rainha de Espanha, mulher de Felipe VI, está prestes a completar 50 anos, foi tornado público que Letizia sofre de duas doenças que até então se mantinham ocultas da esfera pública.
De acordo com o El Nacional, que cita a publicação espanhola, um dos problemas de saúde da monarca é conhecido como metatarsalgia crónica: trata-se de uma dor intensa e permanente na planta do pé, que geralmente também tem tendência a ficar inchada.
E o motivo para o desenvolvimento do problema? Uso intensivo de sapatos de salto alto: “Letizia é regularmente vista com um andar ereto, e de queixo erguido (…), determinada, sempre com o seu leve aceno de braço, embora sofra de contínuas dores num dos pés devido à metatarsalgia crónica, resultado de um uso excessivo de saltos altos, que ela abomina“, refere o El País.
Como esclarece o site Fisioterapia Lisboa, existem muitos factores de risco que podem contribuir para a metatarsalgia, “como diabetes, doenças sistémicas e anormalidades ósseas“. A causa mais comum de metatarsalgia é “uma alteração incorrecta na posição dos ossos metatársicos do pé“.
Apesar disso, a imprensa espanhola também reconhece que já foram várias as vezes em que Letizia pôde ser vista com opções de calçado mais confortáveis, como as alpercatas, de eleição, em substituição dos saltos altos.
Inesperado? Letizia surpreende ao surgir de calções curtos e alpercatas
O outro problema de Letizia é considerado como “mais comum“, mas também escondido por parte da rainha, devido à sua “obsessão em querer sempre parecer mais nova“, é escrito. A mãe de Leonor e de Sofía é míope, mas nunca terá sido vista a usar óculos de ver, em público.
Ainda assim, o jornal refere que Letizia recorre aos mesmos, ainda que de forma discreta, mas a sua ânsia de manter sempre uma imagem perfeita faz com que se recuse a usá-los. Agora, sabe-se a razão pela qual “lê os seus discursos em letras garrafais“.
Princesa Leonor rouba as atenções com vestido de 33 euros