Nuno Sobral foi uma das pessoas afetadas pelas recentes inundações em Algés, que fizeram uma vítima mortal. Na madrugada de 7 para 8 de dezembro, Nuno “viu (mais uma vez) sua vida dar uma volta” e perdeu tudo o que tinha dentro de casa.
O homem de 45 anos, que tem mobilidade reduzida e depende da cadeira de rodas para se movimentar após um acidente de mota em 2016, “teve que lutar literalmente pela vida subindo umas escadas só com a ajuda da força de braços para se salvar”.
Diana Chaves e João Baião estiveram à conversa com Nuno na ‘Casa Feliz’, da SIC, esta sexta-feira, 9 de dezembro. “Parecia um filme de terror. Fui levar a minha filha a casa da mãe. Quando cheguei a casa, começou a chover. Estava na sala a ver televisão e comecei a aperceber-me que começou a entrar água por baixo da porta”, começou por explicar.
“Vou abrir a porta para ver o que estava a acontecer e sou completamente empurrado por uma onda. Consegui fechar a porta. Fui à janela, a água já estava ao nível da janela”, acrescentou, referindo que a água atingiu quase dois metros.
Nuno contou que a preocupação foi tirar o cão, que estava na parte de trás da casa, no quintal. Ao abrir a porta, levou novamente com uma “onda gigante”. “O cão [de porte grande, com quase 50 quilos] foi para cima do sofá, que era grande, e estava a flutuar em cima do sofá“, disse.
Entretanto, conseguiu agarrar-se às escadas para subir para o primeiro andar. “Subi com a força dos braços pelas escadas acima. A cadeira ficou submersa”, recordou, referindo que ligou para o 112 e “as pessoas que me foram socorrer ficaram em cima do balcão [da cozinha], sensivelmente a 1,5 metro de altura”.
As imagens da tragédia
Nas redes sociais, Nuno deixou uma série de vídeos da sua casa, onde vivia há cerca de dois anos, completamente destruída: “O que sinto de vazio em olhar para a minha casa sem nada, sinto-me igualmente cheio pelo amor e carinho que tenho recebido por parte de todos os que me têm ajudado”, escreveu na legenda da publicação. “Obrigado a todos, mais uma página virada no livro da minha vida. Bem haja”, acrescentou.
O caso de Nuno Sobral está a deixar os portugueses muito sensibilizados, já tendo sido angariado, na página da GoFundMe, mais de 22 mil euros até ao momento desta publicação. A meta é 100 mil euros. Quem quiser ajudar também pode usar o IBAN: PT50007900004482667210140.
“Na passada madrugada de 07 para 08 de Dezembro, o Nuno viu (uma vez mais) a sua vida dar uma grande volta. O Nuno é um Ser incrível, um pai solteiro exemplar que tudo faz pela filha, tem mobilidade reduzida devido a um acidente que lhe tirou a locomoção motora dos membros inferiores. O Nuno depende da cadeira de rodas para se movimentar. O Nuno vive sozinho quando não tem a filha a cargo. Ontem, as chuvas fortes e as cheias inundaram a casa do Nuno. Teve que lutar literalmente pela vida subindo umas escadas só com a ajuda da força de braços para se salvar. O Nuno perdeu TUDO o que tinha dentro da casa, roupa, eletrodomésticos, tudo… Temos que ajudar o Nuno! O Nuno é pai, amigo, irmão e ‘irmão’ de um número infindável de pessoas. Contudo, precisamos da ajuda de TODOS! Ajudem-nos a ajudar o Nuno!”, lê-se.