Jimmy Donaldson, mais conhecido por MrBeast, é o youtuber mais famoso do mundo. Não há dúvidas. Aos 12 anos, começou a publicar vídeos no Youtube. Em 2016, desistiu da faculdade para descobrir como um vídeo se torna viral na plataforma. E conseguiu.
O youtuber tinha 18 anos quando reuniu um grupo de amigos para começar a analisar os principais sucessos do Youtube. Pode parecer ridículo, mas o seu primeiro vídeo viral foi simplesmente estar sentando numa cadeira a contar até 1000. Foi publicado no dia 8 de janeiro de 2017 e já conta com mais de 27 milhões de visualizações.
Hoje, tem 23 anos e ajudou o mesmo número de pessoas cegas ou parcialmente cegas a ver novamente. “Estamos a curar a cegueira de 1000 pessoas”, começou por dizer o jovem no vídeo no Youtube que já conta com mais de 47 milhões de visualizações.
O vídeo mostra imagens emocionantes do antes e depois de pacientes, adultos e crianças ao redor do mundo. “Metade dos cegos do mundo são pessoas que precisam de uma cirurgia de 10 minutos”, explicou o oftalmologista e cirurgião Jeff Levenson, referindo-se à cirurgia de catarata.
Leverson, que coordenou durante mais de 20 anos o ‘Gift of Sight’, um programa que oferece cirurgia de catarata gratuita para pacientes sem plano de saúde que são legalmente cegos, contou à CNN que não sabia quem era o MrBeast quando a equipa do youtuber lhe ligou. Depois de contactarem centros de apoio ao sem abrigo e clinicas gratuitas para criar uma lista de pacientes na área de Jacksonville, chegaram a um grupo de 40 pessoas: o profissional de saúde realizou todas as cirurgias num único dia, começando às 7h e terminando às 18h.
A remoção das cataratas também foi possível graças à ajuda de uma organização oftalmológica sem fins lucrativos. A SEE Internacinal, onde Leverson é diretor médico, ajudou a alcançar mais pacientes, fazendo um total de mil cirurgias concluídas em cerca de três semanas. O vídeo mostra pacientes submetidos à cirurgia na Jamaica, Honduras, Namíbia, México, Indonésia, Brasil, Vietname e Quénia.
Além de pagar por todas as cirurgias, MrBeast também fez doações em dinheiro e ofereceu outros presentes, inclusive um Tesla. E as reações são surpreendentes. Nos comentários há quem diga que ele é o “super-herói da vida real”.
De acordo com a Organização de Saúde Mundial, citada pela SEE Internacional, as cataratas afetam cerca de 65,2 milhões de pessoas em todo o mundo e 80% desses casos a perda de visão pode ser moderada a grave. A cirurgia é relativamente simples, mas 99% de pessoas com cataratas vivem em comunidades carentes onde o acesso a cuidados oftalmológicos e aos recursos apropriados é extremamente limitado.