A jornalista britânica Deborah James vive com um diagnóstico de cancro desde 2016, estando agora a passar por uma fase mais complicada da sua doença. Esta segunda-feira, 9 de maio, a também locutora recorreu ao Instagram para se despedir dos seus seguidores, depois de assumir não saber quanto tempo mais de vida lhe resta.
No entanto, e sempre ativa pelas suas redes sociais, onde foi partilhando os altos e baixos desta sua luta contra o tumor, a jornalista assumiu um desejo por cumprir, e que foi prontamente correspondido pelos mais de 500 mil seguidores que têm na Internet.
“Tudo o que peço é que, se alguma vez leram uma coluna minha, seguiram o meu Instagram, ouviram o podcast ou me viram vestida de cocó sem motivo, por favor, comprem-me uma bebida (…) através da doação do valor para Bowelbabe Fund, que nos permitirá angariar fundos para mais pesquisas que salvam vidas com cancro. Para dar mais tempo a mais Deborahs“, escreveu numa publicação no Instagram.
Certo é que, no espaço de apenas 48 horas, Deborah James conseguiu recolher mais de 2 milhões de euros em donativos, escreve o jornal The Guardian, com a jornalista a afirmar que as suas expectativas foram totalmente superadas.
“Tinha um número na minha cabeça de cerca de um quarto de milhão, porque pensei que seria suficiente para financiar um bom par de projetos (…) mas em 24 horas atingir um milhão, estou absolutamente estonteada“, revelou a locutora, numa entrevista que será emitida em breve no programa ‘BBC Breakfast‘.
Desde dezembro de 2021 que a jornalista assume estar a viver dias bastante complicados com os sucessivos tratamentos que tem de enfrentar, mas só esta semana acabou por fazer uma nova publicação onde se despede de todos os seus seguidores.
“A mensagem que nunca quis escrever. Tentámos de tudo, mas o meu corpo simplesmente já não está a jogar à bola. Os meus cuidados ativos pararam e, agora, estou a mudar-me para um hospício em casa, com a minha incrível família à minha volta. O foco é garantir que não estou a sofrer e passar tempo com eles. Ninguém sabe quanto tempo me resta, mas já não consigo andar, durmo a maior parte dos dias, e a maioria das coisas que tomei como garantidas são agora sonhos“, referiu.
Ainda assim, o sonho principal foi cumprido, e a locutora assumiu não saber como agradecer às centenas de pessoas que contribuíram para o mesmo: “Vocês são incríveis, obrigado por terem assumido uma importante parte nesta minha caminhada. Sem arrependimentos. Aproveitem a vida!“, escreveu a jornalista.