Na madrugada deste domingo, já dia 26 de março, os relógios vão adiantar uma hora, para assim marcar o início do regime de verão em Portugal.
Às 01H da manhã, todos os relógios passarão para as 02H, e se nos dispositivos eletrónicos essa mudança é imediata, nos relógios de pulso ou de parede, ainda manuais, há que não esquecer de fazer essa mesma alteração.
Portanto, em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, às 01H00 horas da manhã adiantamos o relógio em 60 minutos. Já na Região Autónoma dos Açores a mesma mudança acontece à meia-noite (00:00).
O horário de verão dura até dia 29 de outubro, indica o Jornal Oficial da União Europeia – que apresenta as datas de mudança até 2026. No último domingo de outubro regressa o horário de inverno, com o recuo de uma hora no relógio, recorda o Jornal Expresso.
Esta é, ainda assim, uma mudança que está longe de ser consensual. Os dias ficam maiores e há mais tempo de exposição solar, mas pela Europa fora, mais de 80% dos seus cidadãos já chegaram a manifestar o desejo do fim das mudanças de horário duas vezes por ano.