Paula Amorim foi a mais recente entrevistada de Francisco Pinto Balsemão no podcast Deixar o Mundo Melhor, do Expresso. Numa entrevista intimista, uma das mulheres mais ricas de Portugal deu conhecer o seu lado mais pessoal e falou sobre a maternidade aos 50 anos.
Depois de ter sido mãe de um rapaz e uma rapariga, fruto do anterior casamento com o empresário Rui Alegre, a presidente da Galp deu as boas-vindas ao terceiro filho em 2020, quando tinha 49 anos, com recurso a barriga de aluguer. Manuel é fruto do segundo casamento de Paula Amorim, com Miguel Guedes de Sousa.
“De facto, a minha idade não me permitiu ter uma gravidez, eu própria. O meu marido tinha o desejo profundo de ser pai, não tinha filhos e é uma alegria”, começou por contar.
“De facto, não foi uma decisão fácil, eu já estava com 49 anos e numa fase da minha vida com enormes responsabilidades, em que ter um filho era uma coisa séria […] Os outros filhos já não estão em casa e hoje ter o Manuel em casa é uma felicidade e uma luz enorme, acho que rejuvenesci”, acrescentou.
A empresária contou ainda que recorreu a barriga de aluguer nos Estados Unidos. “Nos Estados Unidos é uma prática recorrente para quem não pode ter filhos. Em Portugal, há em circunstâncias muito particulares. O meu caso não se adequava e, portanto, acabámos por optar nos Estados Unidos, porque de facto tem uma longa experiência nesse campo e dava-nos imenso conforto toda a legislação”, completou.
Por fim, Paula Amorim assumiu estar a viver uma fase “muito, muito feliz”.