Imagens do futebolista internacional francês Kurt Zouma estão a chocar o mundo. Trata-se de uma agressão a um animal, neste caso, o gato do atleta. As filmagens terão sido publicado pela primeira vez no jornal The Sun e desde então começaram a circular nas redes sociais.
Naquela que parece ser a sua residência, Kurt Zouma atirou sapatos ao gato, deu-lhe chapadas, perseguiu-o pela sua e ainda o pontapeou. O primeiro vídeo, no qual o jogador pontapeia o animal, é acompanhado pela legenda “sa begin” em francês, que significa “está a começar”. As descrições dos outros vídeos apresentam emojis de riso. Segundo o jornal britânico, as imagens foram publicadas no Snapchat na tarde deste domingo, 6 de janeiro.
Após a divulgação do vídeo, onde se pode ouvir risos, o jogador de futebol fez um pedido de desculpas: “Quero pedir desculpa pelo meu comportamento. Não há desculpas. Peço desculpa a todos os que viram o vídeo e quero assegurar a toda a gente de que os meus dois gatos estão seguros e saudáveis. Eles são amados por toda a nossa família”, disse, referindo ainda que se tratou de um “um ato isolado que não acontecerá novamente”.
O West Ham, que contratou o internacional em agosto de 2021, emitiu um comunicado dizendo que condena as ações do jogador. “Falámos com o Kurt e vamos tratar do assunto internamente, mas gostaríamos de deixar claro que não toleramos de forma alguma a crueldade contra os animais”, lê-se.
Na conta de Instagram de Kurt Zouma, são milhares as mensagens de internautas indignados com o seu comportamento: “Não nos esqueceremos do que fizeste”, “Abusador de animais”, “Não tens coração”, “Palhaço”, “Vergonhoso”, “A tua carreira devia acabar”, “Que tipo de pessoa faz isto a um animal?”, “Comportamento doentio” e “O rosto do diabo” são alguns exemplos.
No Twitter, também existem inúmeras publicações de revolta: “Que nojento. Devias ser proibido de ter animais de estimação novamente”, “Porque é que Kurt Zouma não foi suspenso pelo seu clube? Horrível não haver consequências para as suas ações vis” e “Espero que alguém dê a esse gato um lar que ele merece. Outro jogador de futebol abusivo adicionado à lista” são alguns dos comentários.
Entretanto, os gatos de Kurt Zouma foram recolhidos por uma associação de defesa animal inglesa, a RSPCA (Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals) e o futebolista foi multado em cerca de 300 mil euros, segundo a imprensa inglesa. Recentemente, um porta-voz da Adidas confirmou Zouma perdeu o patrocínio.