Um fenómeno como este nem sempre é novidade. Quantas vezes não se deu conta de que uma personagem de um novela, um ator muito conhecido ou uma estrela da televisão servia de inspiração para que uma mãe ou um pai desse esse mesmo nome ao seu filho?
No entanto, um caso como este está a tomar proporções demasiado grandes na Argentina, mais concretamente na cidade natal de Lionel Messi, o jogador que venceu, juntamente com a sua equipa, o Mundial de Futebol do Qatar.
Segundo é dito pela imprensa local, como o site A24, a cidade de Rosario, no país sul-americano, está a ter uma verdadeira ‘explosão‘ de crianças com o mesmo nome. E, dependendo do sexo, a escolha está a ser só uma: Lionel ou Lionela. Ou seja, dezenas de pais inspirados em Lionel Messi.
O crescimento da escolha de crianças com o nome do craque de futebol está a ser tão significativa, que há até uma percentagem astronómica, em comparação com dados anteriores, nos meses antes do início do Mundial.
Enquanto que a média de bebés com o nome Lionel rondava as seis por mês, em novembro foram registados 32 bebés com o mesmo nome, e em dezembro o número chegou aos 50.
Claro que, numa cidade com mais de um milhão de habitantes, o número parece pouco significativo, mas a percentagem de aumento é explicativa, e há médicos que dizem que o fenómeno se tem estendido a outros jogadores da mesma seleção nacional.
Inclusive, segundo a publicação citada, o primeiro bebé a nascer na cidade de Rosario, minutos depois da Argentina se ter tornado campeã mundial, ganhou logo um novo nome: Lionel Ángel Carrizo.