Vive num humilde bairro da zona de Alicante, em Espanha. Tem cinco filhos, e todos os dias, no período entre as nove da manhã e as duas da tarde, sai de casa rumo a um parque de estacionamento de um supermercado, onde fica a pedir ajuda a quem passava. Pedir essencialmente comida, roupa, ou algum dinheiro.
Esta era a rotina de Mercedes que, de vez em quando, tentava a sua sorte, e apostava o pouco que tinha para um boletim na lotaria. Mas certo é que, com uma pequena aposta, não podia esperar que a sua vida estivesse prestes a mudar.
De acordo com o El País, Mercedes descobriu, na última terça-feira, que tinha ganhado um total de um milhão e 271 mil euros no Bonoloto, uma das lotarias de Espanha. Foi na véspera que os proprietários da tabacaria onde a mulher se deslocou souberam que o prémio tinha sido registado na sua loja.
No dia seguinte, confirmaram que o bilhete premiado era de uma aposta de um euro e que a máquina tinha preenchido automaticamente os números. “Esperámos toda a manhã que o sortudo viesse levantar o prémio. Descartámos logo a Mercedes porque estava a pedir junto ao banco“, disse um dos funcionários ao jornal espanhol.
No entanto, Mercedes regressou, e confirmou ser a dona do boletim premiado: “Acho que os números que apareceram na televisão são os mesmos que eu tenho aqui“, referiu à proprietária da tabacaria.
Dias depois, e já com o dinheiro na conta, Mercedes pôde abandonar de vez as ruas de Alicante, mas decidiu manter a sua rotina diária. Continua a visitar as mesmas ruas, onde antes pedia ajuda, e a falar com a senhora que lhe deu a grande notícia de que tinha vencido a lotaria. “Não sabia o que era chorar da felicidade“, referiu a antiga pedinte.
“A primeira coisa que fez mal teve o prémio foi comprar umas sandálias de cinco euros, e veio mostrar-mas. Sempre foi uma mulher muito gentil e educada“, referiu ainda a dona da tabacaria.