Já imaginou o que é acordar e não reconhecer o seu companheiro? Essa é a realidade de Chloe Barnard, que tem perdas de memória uma vez a cada dois meses. A mulher de 29 anos, que vive em Leicestershire, Inglaterra, esquece os últimos anos da sua vida e chega a confundir o seu noivo com um sequestrador. James, de 39 anos, precisa recordá-la quem ele é.
“Posso voltar a ter qualquer idade. Voltei a ter seis anos. Foi horrível. Uma noite, eu e o James, tivemos uma discussão que não foi gigante, mas eu tinha ido para a cama porque estava aborrecida com ele e algo acordou-me”, disse, citada pelo Mirror.
“Fui lá abaixo e havia uma escada, não reconheci a casa, mas pensei ‘deve ser minha porque há uma escada e eu tenho apenas seis anos’. O meu companheiro estava no sofá com o cão, que eu não sabia que era meu. Sentei-me nas escadas e disse ‘quem és tu e que é o cão? Quero a minha mãe e o meu pai!'”, contou.
“Ele sabia o que fazer e não entrar em pânico. Levou-me novamente para o andar de cima e foi para a cama completamente nu e disse-me para ir para a cama. Eu disse-lhe que não ia para a cama com um pedófilo e que queria a minha mãe e o meu pai. Eu estava lá com o urso de peluche da minha avó. Tentei ligar para a polícia, mas ele agarrou no meu telemóvel. Não queria que ele me tocasse. Agarrei numa chave inglesa para saber que poderia magoá-lo se precisasse”, continuou. Entretanto, James conseguiu acalmá-la. “Ele disse ‘eu conheço a tua mãe e pai’. Ligamos-lhe e eles explicam tudo e quando acordei na manhã seguinte, estava bem”, acrescentou.
“Achava que ele me tinha sequestrado“
Outras vezes, Chloe pensa que é uma adolescente. “Houve uma vez que voltei a ter 16 anos. Acordei e perguntei ao James quem ele era e ele sabia que eu estava a ter um episódio. Perguntei se a minha mãe e o meu pai sabiam que eu estava com ele e pedi que ligasse para eles e a minha mãe disse-me que estávamos noivos”, disse. “Queria acreditar nela, mas não consegui e foi muito difícil para mim. (…) Achava que ele me tinha sequestrado”, explicou. Entretanto, voltou a adormecer e, quando voltou, tinha 19 anos, um ano depois de conhecer o companheiro.
Chloe tem uma condição cerebral rara e os médicos acreditam que possa estar relacionado com um derrame que ela teve quando tinha 19 anos. A mulher tem um episódio uma vez a cada dos meses, que geralmente é desencadeado por stress ou falta de sono.
O primeiro episódio
Foi diagnosticada em 2018 depois do primeiro episódio acontecer após uma ida a um bar: apesar de estarem num relacionamento há cinco anos, não conseguiu reconhecer James, esqueceu-se como de conduzia um carro e assumiu que ainda estava com o ex-namorado. “Estávamos a beber uma bebida, eu fui à casa de banho, voltei e pensei que estava lá com um amigo do meu pai porque não reconheci as outras duas pessoas”, afirmou.
“Bebemos, decidimos ir embora, o meu pai entrou no carro e foi embora. Eu fiquei a pensar o que estava a acontecer. O meu noivo, que eu não reconheci, pergunto se eu ia entrar no carro e eu disse ‘ok’. mas pensei que o meu pai me tinha dado para um chulo“, disse.
“Entrei no lado do passageiro e ele disse que eu tinha que conduzir porque eu mal tinha bebido. Achei-o muito mal educado, mas sentei-me lugar do condutor e não sabia conduzir. Eu não sabia, mas tinha passado no teste o ano passado. Depois ele perguntou se eu sabia quem ele era e eu disse que não. Quando me contou quem era, disse-lhe que não tinha namorado porque pensei que ainda estava com o meu ex”, acrescentou, referindo que quando o noivo saiu do carro, trancou o veículo e ligou à mãe, que lhe explicou a relação com James. “Ela veio-me buscar, estava preocupada que eu tivesse outro derrame”, contou.
Chloe tenta dormir bastante e ficar o mais calma possível, mas pode ter um episódio a qualquer momento. “Disseram-me que normalmente acontece apenas duas vezes na vida de uma pessoa, mas acontece-me a cada dois meses (…) Tenho que lidar com isto, mas acaba comigo, posso levar uma semana a recuperar-me“, explicou.