À primeira vista é estranho. À segunda, apetece levar! Porque é que os adultos estão a comprar Labubus?

Os bonecos são descritos como feios e estranhos mas estão a conquistar o mundo com a estética “ugly cute”.

À primeira vista é estranho. À segunda, apetece levar! Porque é que os adultos estão a comprar Labubus?
picture alliance

Moda/ Tendências

Kasing Lung, ilustrador e designer nascido em Hong Kong, é o responsável pela criação das personagens Labubus, que viralizaram nas redes sociais e tornaram-se uma febre em todo o mundo. O boneco surgiu como uma espécie de pequeno monstro, que é produzido e distribuído pela empresa chinesa Pop Mart, que já lançou mais de 300 versões.

Os Labubus foram introduzidos em 2015 como parte da série "The Monsters", sendo personagens com olhos grandes, dentes afiados, corpo peludo e orelhas pontiagudas, uma estética que mistura o "fofo e o estranho". Em 2019, a Pop Mart lançou os bonecos em blind boxes, embalagens surpresa - que aumenta o fator colecionável e a “excitação” em torno da compra - catapultando-os a uma escola global.

Labubus
picture alliance

O sucesso dos bonecos foi tão grande que levou o empresário Wang Ning, fundador da fabricante de brinquedos Pop Mart, a conquistar o décimo lugar no ranking dos homens mais ricos da China, com uma fortuna estimada em 22,7 bilhões de dólares.

A exposição crescente por meio de celebridades veio tornar os bonecos num símbolo de estilo, tornando-nos num verdadeiro fenómeno. Lisa, do grupo K‑pop BLACKPINK, Rihanna, Dua Lipa e Virgínia Fonseca são alguns dos nomes conhecidos que ficaram rendidos aos Labubus.

Se nos anos 90 assistimos à ascensão dos Beanie Babies, dos Tamagochis e da Hello Kitty, brinquedos que eram comprados maioritariamente por adultos para dar a crianças, hoje, são os próprios adultos que fazem fila e compram estes verdadeiros "monstrinhos". Nos últimos anos, também surgiram outros fenómenos como os Sonny Angels ou, noutra modalidade, os bebés Reborn.

Com diversas versões lançadas, os Labubus estão a conquistar fãs em todo o mundo e tornaram-se peças disputadas por colecionadores.

Labubu
VCG