Desde que foi mãe da pequena Caetana em abril de 2021, Marta Rangel tem usado as redes sociais para partilhar os desafios da maternidade. Numa das suas mais recentes publicações, a ex-participante de Casados à Primeira Vista deixou um desabafo sobre um episódio recente com a filha.
“Dei uma palmada à Caetana e senti-me a pior pessoa do mundo. Dei uma palmada à Caetana e arrependi-me no mesmo momento. Dei uma palmada à Caetana e desatei a chorar, pedi-lhe desculpa, abracei, dei muitos beijinhos, expliquei que o que a mamã tinha feito é errado e prometi não voltar a fazer”, começou por escrever.
Em seguida, a jornalista referiu que se tratou de ”ato completamente irrefletido”, depois da menina a ter “mordido quatro ou cinco vezes seguidas”.
“Mas não é desculpa, nem justificação. Não concordo, nem compactuo com a primeira ‘palmada educativa’ e fui contra tudo aquilo em que acredito”, sublinhou. “Quando sou eu o adulto da relação, sou eu que devo aprender a regular as minhas emoções para ajudá-la a regular as dela”, acrescentou.
Desta forma, Marta Rangel decidiu fazer uma pesquisa sobre como agir perante uma situação destas e partilhou algumas dicas com os seus seguidores. “1. Tentar antecipar o comportamento (ou seja, antes que mordam ou batam); 2. Dar alternativas. Ou seja, outra coisa onde morder (por exemplo, um mordedor) ou onde bater (por exemplo, uma almofada) e explicar: ‘Se morderes na mamã, magoas a mamã. Morde antes aqui’; 3. Procurar perceber qual a necessidade que não foi atendida. Nestas idades, é habitual haver explosões emocionais porque ainda não sabem exprimir o que sentem nem têm a capacidade de se auto-regular (ou seja, de lidar com as próprias emoções)”, referiu.
Recorde-se que Marta Rangel foi uma das participantes da segunda temporada de Casados à Primeira Vista. No programa da SIC, a jornalista trocou alianças com Luís Santos, mas a relação acabou por não vingar.