Parece difícil de acreditar, mas a história mostra uma verdadeira prova de superação e de resiliência. Um marinheiro foi resgatado depois de ter passado 24 dias em alto mar, perdido, e sem capacidade de voltar a terra.
Depois de resgatado, ao ser encontrado por um avião que conseguiu ler a palavra “ajuda” gravada no casco do veleiro, Elvis François, o homem em questão, referiu que foi capaz sobreviver ao alimentar-se à base de, apenas… ketchup e outros temperos de comida.
Elvis François foi encontrado a 120 milhas náuticas de Puerto Bolívar, na Colômbia, e tudo graças a uma equipa de um avião que conseguiu vislumbrar a palavra escrita, cita a revista People, de acordo com a marinha colombiana.
François, de 47 anos, que é originalmente da nação insular de Dominica, disse que estava a fazer reparos no seu barco perto da ilha de St. Martin, quando as más condições climatéricas o puxaram para alto mar.
Depois de o encontrarem, a marinha colombiana observou que o marinheiro não tinha “nenhum tipo de conhecimento em navegação“, o que o levou a perder-se.
Náufrago fue rescatado en Colombia tras 24 días a la deriva
— DW Español (@dw_espanol) January 20, 2023
Elvis Francois, originario de Dominica, fue hallado luego de que el velero que estaba reparando fuera arrastrado por el mar. Durante semanas solo se alimentó de kétchup, polvos de ajo y cubos de caldo. #DWNoticias /es pic.twitter.com/A6diKSPgfB
“Vinte e quatro dias – longe de terra, sem ninguém com quem conversar, não sabia o que fazer, não sabia onde estava – foi difícil, sim“, disse o marinheiro, num vídeo partilhado pela marinha da Colômbia. “A determinado momento, foi inevitável perder as esperanças. Mas pensei sempre na minha família“.
Elvis François detalhou ainda que teve de contar com alimentos deixados a bordo do veleiro, para se alimentar: “Não tinha comida. Só uma garrafa de ketchup, e alho em pó“, disse. “Misturei com um pouco de água, e assim fiz“.
“Não havia mais nada que eu pudesse fazer a não ser ficar sentado e esperar“, referiu ainda o marinheiro. Depois do resgate, Elvis François fez exames médicos, e irá deslocar-se em breve para o seu país de origem.