Há coisas que deixam boquiabertos e esta história é uma delas. Manuela, uma tartaruga de estimação, foi encontrada 30 anos depois de ter desaparecido. E não vai acreditar onde: no sótão.
O animal pertencia à mãe de Nathalye De Almedia, que a comprou no início dos anos 80. Nathalye tinha apenas oito anos quando Manuela desapareceu enquanto a casa estava a ser remodelada, mais precisamente em 1982.
A família pensou que tinha desaparecido durante um trabalho elétrico que estava a ser realizado na habitação. Qual não foi o espanto quando, após a morte do marido da mãe de Nathalye, a família foi até à casa.
Ao procurarem alguns pertences do homem no sótão, ficaram em choque com o que encontraram numa caixa de madeira: “Ficámos chocados! A minha mãe chegou a chorar porque não acreditou – eles encontraram a Manuela!”, disse ao The Dodo em 2013, citada pelo Daily Record.
Apesar de todas as probabilidades, o animal conseguiu encontrar uma maneira de sobreviver durante mais de três décadas trancado dentro da caixa. Acredita-se que tenha conseguido sobreviver comendo térmitas, que foram encontradas no espaço.
No entanto, quase 10 anos depois, descobre-se que Manuela ainda está viva, mas agora chama-se Manuel. Durante uma consulta de rotina no veterinário, descobriu-se que afinal a tartaruga é um macho. É importante referir que uma tartaruga pode viver até aos 255 anos e pode sobreviver cerca de três anos sem comida e água.