Foi em junho de 2014 que o filho de Judite de Sousa morreu depois de um acidente numa piscina. Numa entrevista emocionante na TVI, a jornalista falou sobre a pausa na carreira, a depressão grave que viveu e os amigos que lhe voltaram as costas.
Depois da morte de André, a jornalista acreditou que nunca mais iria fazer televisão. O seu círculo próximo aconselhou-a regressar ao trabalho. Quando o André faleceu, não houve ninguém, a começar pelos médicos, que dissesse que eu tinha que parar para fazer o luto do meu filho. Por isso eu voltei a trabalhar em setembro”“, confessa Judite Sousa, revelando que o luto só foi feito durante a pandemia, quando numa pausa de carreira (total de três anos) foi obrigada a ficar em casa.
“Devia voltar a trabalhar como forma de me salvar.”, diz a jornalista sobre os conselhos que recebeu. Esteve apenas dois meses afastada. Hoje vê que foi um erro.”O luto devia ter sido feito nessa altura (…) Acabei por fazer o luto durante estes últimos 3 anos. O tempo não resolve o problema de fundo, como é óbvio“, disse, descrevendo perder um filho como um eterno ‘naufrágio’.
Os amigos que perdeu e novos que ganhou
Depois de falar com o seu médico, regressou à televisão no final de 2021. Durante a entrevista, Judite revela que vários amigos, alguns há mais de 40 anos, lhe voltaram as costas. “Estava doente. Um pai ou mãe que perde um filho entra inevitavelmente em depressão. Houve muitas pessoas que não se deram ao trabalho de ir ao google, sobre como uma mulher que perde o seu único filho reage”, descreve.
“Houve pessoas que deixaram de falar comigo, outras que desapareceram da minha vida”, começa por explicar. “Não aguentaram o peso das minhas lágrimas”, explica sobre o momento difícil. Durante a conversa, Judite Sousa ficou em lágrimas ao ser surpreendida com mensagens dos amigos do seu filho que são agora os seus.
“Os meus melhores amigos são estes jovens. Porque muitos outros amigos, pessoas que me acompanhavam há 40 anos, voltaram-me as costas”, garante, dizendo ainda que todos os meses janta com alguns elementos do grupo de amigos de André.