Há cada vez mais pessoas que recorrem ao TikTok para falar sobre a sua vida pessoal e, muitos, também pedem ajuda financeira. Foi exatamente isso que fez Madison Marie Russo. A jovem de 19 anos, que vive em Bettendorf (EUA), mostrava a sua rotina durante supostas sessões de quimioterapia – mas era tudo mentira.
Numa série de publicações nas redes sociais e numa página de GoFundMe, Madison alegou que tinha sido diagnosticada com cancro pancreático estadio 2, leucemia linfoblástica aguda e tinha um tumor do “tamanho de uma bola de futebol” na parte inferior das costas que “envolve a sua coluna“, de acordo com o Independent. A jovem, que chegou a marcar presença em palestras, angariou mais de 34 mil euros de 438 doações, incluindo universidades e associações de doentes com cancro.
No entanto, profissionais de saúde que navegavam no TikTok começaram a duvidar da sua história ao constatar algumas irregularidades como, por exemplo, o uso indevido do equipamento médico nos supostos tratamentos de quimioterapia. De acordo com o mandado de busca, parece que as fotos foram tiradas dentro do seu apartamento e não num consultório.
Algumas das fotografias foram tiradas de redes sociais de pacientes com cancro. Uma dessas pessoas é Jessie Sanders. Além disso, a polícia verificou os registos médicos de vários hospitais, onde ela é paciente, mas não encontrou nenhum registo de diagnóstico de cancro. No seu apartamento, também encontraram uma peruca falsa, um suporte de soro com uma bomba de alimentação entérica cheia de bolas de algodão, medicamentos em nome de um familiar e dinheiro.
Se condenada, Madison Marie Russo pode ser sentenciada a uma pena até 10 anos de prisão por roubo qualificado. O GoFundme prometeu reembolsar os lesados e desativou a página da jovem, que saiu em liberdade depois de pagar fiança. Deverá comparecer no tribunal no dia 2 de março.