Foi um dos assuntos que marcou a passagem de Carlos III e de Camilla Parker Bowles pela cidade de York, na Inglaterra. Antes da inauguração da primeira estátua em memória de Isabel II, os reis britânicos passearam pelas ruas da localidade, quando foram alvos de uma tentativa de ataque.
No vídeo, que se tornou viral nas redes sociais, é possível perceber que Carlos III e a mulher são atingidos por ovos, que por muito pouco não ‘rebetam’ na cara dos monarcas. Nas imagens, ainda é percetível o momento em que a polícia detém o suspeito da manifestação, perante apupos e gritos de repúdio da população.
Eggs have been thrown at King Charles during a visit to York. A man has been detained at the scene.
— ITV News Calendar (@itvcalendar) November 9, 2022
More here: https://t.co/WKu3To3sB2 pic.twitter.com/BTyqeumSiz
O jovem que provocou o incidente, identificado com um ativista do grupo ‘Extinction Rebellion’, foi imediatamente detido pelas forças de segurança, sabendo-se agora as medidas de coação que lhe foram impostas. A principal: estar proibido de transportar ovos, na via pública.
Segundo o jornal The Mirror, Patrick Thelwell, estudante de 23 anos, foi preso depois do ataque, tendo sido libertado sob fiança. A principal a ser a sua proibição de transportar ovos em público. Para além disso, o ativista também não pode estar a menos de 500 metros de distância de Carlos III.
A referida publicação entrou em contacto com o jovem, que assumiu que, desde a sua atitude, tem estado a receber constantes ameaças, algumas de morte, por parte de várias pessoas.
“No momento em que estava a ser detido, pude compreender a raiva da multidão que estava a assistir à passagem dos reis. Estavam todos a gritar, de pura raiva. Diziam que que a minha cabeça deveria estar num poste, e que eu tinha de ser assassinado naquele mesmo instante“, referiu o ativista.
“As pessoas estavam a arrancar pedaços do meu cabelo, cuspiam para cima de mim. Perderam a cabeça, completamente“, disse. “É bastante revelador ver quando alguém desafia as crenças de alguém dessa maneira, a crença de superioridade do sangue desse homem“, assumiu, referindo-se ao monarca.
Questionado sobre o porquê do ataque, Patrick Thelwell afirmou apenas: “Carlos III é o homem que se veste com joias roubadas da Índia, de África, e de todas as outras colónias“.
O ativista considera a sua fiança como “divertida“, mesmo que tenha de adotar novos procedimentos para quando tiver de ir às compras, sobretudo de ovos.