A jornalista e apresentadora britânica Deborah James morreu esta terça-feira, dia 28 de junho, aos 40 anos. A notícia foi confirmada pela família do rosto da BBC, e também partilhada pela estação de televisão pública do Reino Unido.
A batalha de Deborah contra um cancro nos intestinos tornou-se bastante conhecida um pouco por todo o mundo, sobretudo depois de a jornalista ter criado um fundo de apoio e beneficiência, vocacionado a ajudar outras pessoas com doenças terminais. Cerca de 48 horas depois de James ter avançado com a ideia, a apresentadora já tinha recolhido mais de 2 milhões de euros.
Na conta oficial de Instagram da jornalista, a família escreveu: “Estamos profundamente tristes por anunciar a morte da Deborah James: a mais incrível esposa, filha, irmã, mamã. Deborah faleceu pacificamente hoje, rodeada pela família“, começa por ser dito.
“A Deborah partilhou a sua experiência com o mundo para consciencializar, quebrar barreiras, desafiar tabus, e mudar a conversa acerca do cancro. Mesmo nos seus momentos mais desafiadores, a sua determinação em recolher fundos monetários foi inspiradora. Agradecemos agora o recato familiar, e esperamos conseguir continuar o legado de Deborah no futuro, através da BowelBabe Fund“, referem.
Também no Instagram, a estação de televisão para a qual Deborah trabalhava escreveu: “Partiu a nossa colega e amiga Deborah James. Ela conseguiu criar um legado incrível, quebrar tabus, e aumentar a consciencialização sobre o cancro no intestino. Estamos de coração partido, e os nossos pensamentos estão com a sua família“.
Deborah James entrou nos cuidados paliativos, por estar com cancro em estado avançado, a 10 de maio deste ano, depois de sucessivos meses a lutar contra a doença.
Jornalista com cancro terminal emociona fãs com fotografia do pai a penteá-la: “Já não tenho forças”