Conhecido pelas suas aventuras ao lado do seu cão Shurastey e num Carocha (ou “Fusca”, em brasileiro) branco de 1978, Jesse Koz morreu esta segunda-feira, 23 de maio, num acidente de carro nos Estados Unidos. O animal também não sobreviveu.
O influencer brasileiro estava na Redwood Highway, em Oregon, quando colidiu contra um Ford Escape. Ao tentar desviar-se de um engarrafamento, perdeu o controlo do carro que apelidava de Dodongo e bateu no veículo que vinha na direção contrária. De acordo com o canal americano KPTV, citado pelo Exame, a condutora, Eileen Huss, de 62 anos, foi encaminhada para o hospital. A criança que estava com ela não sofreu ferimentos.
“Ou se morre como herói ou vive-se o bastante para se tornar o vilão”. É esta a descrição que Jesse Koz tem na sua conta de Instagram onde tem mais 212 mil seguidores. A dupla viajava pelo mundo desde 2017 e fazia furor nas redes sociais – Shurastey, um golden retriever, era uma verdadeira sensação na Internet com mais de 742 mil seguidores.
Ao longo de cinco anos, Jesse e Shurastey percorreram mais de 85 mil quilómetros por 17 países. A viagem fazia parte de um projecto chamado Shurastey or Shuraigow?, uma adaptação inspirada na música Should I Stay or Should I Go (Devo Ficar ou Devo Ir, em português), da banda The Clash. O objetivo era chegar ao Alasca em setembro.
Seguidores mostraram-se desolados com a triste notícia. “E se foi como um herói”, “Inacreditável”, “Morreu como herói a viver o seu maior sonho. O mundo dos viajantes perdeu uma grande inspiração”, “Descanse em paz ao lado do seu grande amigo, que foi companheiro até na hora de partir” e “O vosso passeio continua no céu” são alguns dos comentários.