Aconteceu uma grande tragédia no domingo, 11 de dezembro, em Inglaterra. Os irmãos Samuel Butler, de seis anos, e Finlay Butler, de oito anos, o primo deles, Thomas Stewart, de 11 anos, e Jack Johnson, de 10 anos, acabaram por perder a vida num um lago gelado em Babbs Mill Park.
Os meninos estariam a brincar quando o gelo cedeu, por volta das 14h30. Um amigo da família que o avô de Jack, Peter, atirou-se para o lago numa tentativa desesperada de salvar o neto e as outras três crianças.
“É de partir o coração para a família e isto terá um impacto enorme em toda a comunidade. Também conheço o avô de duas das crianças envolvidas. Ouvi dizer que ele desceu a correr de onde mora e saltou para o lago para tentar salvá-los. O que aconteceu é tão triste”, contou Dale Hewitt, citado pelo Daily Mail, acrescentou que viu um vídeo onde se conseguia ouvir os “gritos de ‘socorro'” vindos do lado. “Foi insuportável.”
A tia de Jack, Charlotte McIlmurray, afirmou numa publicação no Facebook que o menino entrou na água para resgatar os outros três meninos. “O menino de 10 anos é meu sobrinho. Ele viu um passar pelo gelo e correu para tentar salvá-los. (…) Descobrir que ele morreu a tentar salvar 3 rapazes que ele nem conhecia, isso diz tudo sobre ele. Ele foi incrível“, escreveu.
“Este é um pesadelo do qual as famílias não conseguem acordar. A dor é inimaginável, ele era o meu sobrinho, então sei que a dor é um milhão de vezes pior para as mães deles”, acrescentou.
O morador Dan Hall contou que a irmã mais nova de um dos meninos testemunhou a tragédia. “Conheci uma adolescente numa bicicleta que disse que algumas crianças tiveram problemas no gelo. Ela era uma parente. Ela conheceu uma miúda mais nova que estava histérica a dizer: ‘O meu irmão, o meu irmão’“, recordou.
“Eles devem ter ficado na água durante 15 minutos. Passaram-se mais 20 minutos antes de serem colocados em macas. Olhavas para o que estava a acontecer e sabias, no fundo, que estavam a lutar para sobreviver. Foi simplesmente angustiante. Algumas pessoas foram muito corajosas e os serviços de emergência foram incríveis”, acrescentou.
Dezenas de pessoas, entre elas muitas crianças, prestaram homenagem aos meninos com bouquets flores, balões, velas e cartas.