Após a decisão da Suprema Corte dos EUA que revogou o direito ao aborto, várias mulheres contaram a sua experiência, inclusive caras conhecidas como Ireland Baldwin, filha de Alec Baldwin.
Num vídeo publicado no TikTok, a modelo de 26 anos contou que foi violada na adolescência enquanto estava inconsciente e isso “mudou o rumo da sua vida”. Mais tarde, engravidou do namorado da altura e decidiu abortar.
Ireland começou por deixar um aviso: “Antes de partilhar o que vou partilhar, não sinto que seja responsabilidade de ninguém falar sobre isso se não se sentir confortável. Vi inúmeros TikToks nas últimas 24 horas onde as mulheres dizem a outras mulheres que é responsabilidade delas partilhar a sua história de aborto e eu acho isso invasivo e errado e simplesmente não é verdade”, afirmou.
“Só agora estou a partilhar a minha história porque quero que outras mulheres se sintam apoiadas e amadas, quer queiram partilhar a sua própria [história] ou não”, sublinhou.
Violação na adolescência
“Fui violada quando era adolescente e estava completamente inconsciente quando aconteceu e isso mudou o rumo do resto da minha vida”, disse Ireland.
A modelo explicou que não contou a ninguém, exceto à enfermeira que a tratou logo após o ocorrido, incluindo o seu namorado na altura e até mesmo os seus pais. “Eu mantive esse segredo dentro de mim durante anos e, porque o fiz, causou muita dor a mim e às pessoas que amo”, contou.
A filha de Alec Baldwin e Kim Basinger explicou ainda que “carregou tanta dor e tanta culpa por tanto tempo” e, como resultado, “perdeu o controlo da [sua] vida”. “Bebia muito mais, festejava muito mais, automedicava-me, estava em outros relacionamentos e amizades abusivos e tóxicos. Eu praticamente fiz tudo o que pude para me distrair”, recordou.
“Ver tantas outras mulheres corajosas a partilhar as suas histórias fez-me pensar como a minha vida teria sido se eu tivesse engravidado e se eu tivesse que criar um bebé durante tudo o que eu estava a passar na altura. Lembrem-se, eu tenho recursos médicos, dinheiro e apoio que muitas mulheres não têm acesso. Seria simplesmente traumatizante e impossível”, acrescentou.
Gravidez inesperada
Ireland engravidou do seu namorado da altura e não foi planeado. Na altura, a modelo estava “muito infeliz” na relação e o companheiro “deixou claro que nunca quis filhos ou casamento. Ele mal queria estar num relacionamento sério.”
“Escolhi fazer um aborto porque sei exatamente como é nascer entre duas pessoas que se odiavam”, afirmou. Sobre a possibilidade de ter colocado o bebé para a adoção, Irelad disse “talvez, talvez não”. E acrescentou: “Escolher criar um bebé sem a minha própria estabilidade financeira, sem um companheiro amoroso e solidário, isso não iria resultar para mim”, disse. “Eu escolhi-me e escolheria novamente. A vida é tua, a escolha é tua”, rematou.