Uma baleia com quase 15 metros de comprimento e um peso estimado de cerca de 15 toneladas arrojou esta sexta-feira,16 de abril, na praia da Fonte da Telha, Almada. Infelizmente, o animal acabou por morrer horas depois, pelas 21h30.
Fotografias captadas por Rami Moughabghab mostram as tentativas de salvamento de banhistas que se encontravam no local. “Ainda é um fenómeno intrigante, baleias velhas, feridas, desorientadas e incapazes de regular a sua pressão interna, vários motivos fazem uma baleia perder a esperança e dirigir-se a uma praia e morrer. Este é um cachalote e os cachalotes são encontrados em oceanos profundos porque caçam lulas a uma profundidade incrível. Portugal é selvagem!”, escreveu o fotógrafo na legenda da publicação.
No entanto, o Instituto para a Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) já tinha admitido que o animal poderia acabar por morrer devido aos ferimentos provocados por um possível abalroamento com uma embarcação.
“Tudo indica que terá sofrido um abalroamento por uma embarcação grande e quando isso acontece, normalmente, os animais acabam por morrer – ou morrem logo pelo impacto ou, se não morrem nos instantes seguintes ao impacto, acabam por morrer mais tarde e foi o que aconteceu a este cachalote”, afirmou a bióloga do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) Marina Sequeira.
As fotografias receberam muita atenção por parte dos internautas: “Impressionante”, “Uau”, “Espero que o círculo da vida a traga de volta” e “Fotos incríveis apesar do momento trágico” são alguns dos comentários.