Chama-se Rob Greenfield, tem 35 anos, é um ativista ambiental e encontrou uma forma inusitada de consciencializar sobre a elevada produção de lixo. O americano está há um mês a usar um ‘look’ feito de embalagens de papel, plástico e outros materiais que usou.
Copos de café, latas de refrigerantes, caixas de fast food e garrafas. É isto que Rob tem vindo a transportar no seu macacão transparente como pode ver no vídeo abaixo. “Nos últimos 29 dias, estive a flutuar pela bisa do consumismo. Apenas a comer, fazer compras e consumir – como tantos de nós estamos acostumados a fazer. O senão? Preciso de vestir todo o lixo que produzo”, afirmou.
“Já estou com cerca de 30,8 quilos de lixo e realmente estou a começar a sentir o peso e o fardo do consumismo. E vocês podem ver isso”, acrescentou.
Numa outra publicação, Rob deixou algumas dicas para um mundo mais sustentável como investir em produtos em segunda mão ou que podem ser reutilizados, praticar compostagem e apoiar comércios éticos.
Os esforços do ativista deixaram os internautas boquiabertos: “É assustador ver isso, mas é um ótimo trabalho”, “Muito inteligente”, “Obrigado por assumir esta tarefa desconfortável para transmitir uma mensagem tão importante”, “Impressionante. Deve ser tão pesado” e “Uau. Tanto lixo” são alguns dos comentários.
“Para a maioria de nós, o lixo é algo que fica fora da nossa visão, fora dos nossos pensamentos. Nós colocamos no contentor, o lixo vai embora e nunca mais pensamos nisso. Então quis criar um visual que ajudasse as pessoas a entenderem como o nosso lixo se acumula”, explicou Rob Greenfield, que está prestes a completar a missão de 30 dias, em entrevista France Presse.