Perder um ente querido é um dos momentos mais dolorosos pelo qual alguém pode passar – ainda para mais quando se trata de um homicídio. Stéphane Voirin despediu-se da sua esposa, Agnès Lassalle, uma professora de 52 anos que foi assassinada por um estudante de 16 anos.
O homem prestou homenagem à amada diante do seu caixão, do lado de fora da igreja em Biarritz, França. O emotivo momento foi captado em vídeo [pode ver abaixo] e é impossível ficar indiferente: Stéphane imagina que tem a esposa nos seus braços e dança ao ritmo da música ‘LOVE’ de Nat King Cole.
Pouco tempo depois, as pessoas que estão presentes juntam-se ao viúvo e começam a dançar aos pares. O funeral aconteceu uma semana depois do assassinato de Agnès, que deixou os franceses em estado de choque.
No dia 22 de fevereiro, a professora de espanhol do liceu Saint-Thomas d’Aquin, na cidade de Saint Jean de Luz, perto da fronteira espanhola, foi atacada por um aluno enquanto estava a dar uma aula. O adolescente trancou a porta da sala e esfaqueou-a no peito.
De acordo com a AFP, o jovem garantiu que ouviu uma voz que o ordenou a cometer o ataque. Os motivos que o levaram a cometer o homicídio ainda estão a ser investigados.
Emmanuel Macron, presidente de França, emitiu uma mensagem depois do todo o país ter conhecimento do caso, lamentando o ocorrido. “Partilho a dor da sua família, dos seus colegas, dos seus alunos, dos nossos professores que dedicam as suas vidas a transmitir conhecimento às futuras gerações. A Nação está do vosso lado”, escreveu na sua conta no Twitter.