Pode parecer mentira, mas aconteceu na noite deste sábado, dia 17 de dezembro, no hospital de Sainte-Musse em Toulon, França. Os profissionais de saúde ficaram boquiabertos depois de um homem francês de 88 anos ter dado entrada nos serviços de urgência com um projétil da Primeira Guerra Mundial no ânus.
A esperança era retirar o artefacto, que disse estar desativado, mas acabou por também fazer com que a unidade hospitalar fosse parcialmente evacuada, uma vez que os funcionários temiam que o projétil explodisse, de acordo com o jornal regional francês Var Matin.
“Uma emergência ocorreu das 21h às 23h30 no sábado, que exigiu a intervenção do pessoal antibomba, a evacuação de emergências de adultos e pediátricas, bem como o desvio de emergências que chegavam”, disse o porta-voz do Hospital Sainte-Musse, acrescentando que tomaram todas as precauções.
Os especialistas em desarmamento de bombas determinaram que havia pouco risco de explosão e, por isso, os médicos procederam à remoção do objeto, que tem 20 centímetros de comprimento e cinco ou seis de largura, através do abdómen, por cirurgia visceral. “Raramente sai por onde entrou”, disse o cirurgião.
O homem está a recuperar e encontra-se bem de saude. No entanto, este episódio ficará para a história: “Uma maçã, uma manga ou mesmo uma lata de creme de barbear… Estamos acostumados a encontrar objetos inusitados inseridos onde não deveriam. Mas um projétil? Nunca!”, disse um dos profissionais de saúde do hospital.