Mais de 17 horas. Este foi o tempo de viagem que um menino levou ao atravessar a fronteira da Eslováquia sozinho. A criança, que tem apenas 11 anos, saiu da cidade de Zaporizhzhia, no sudeste da Ucrânia, depois dos militares russos desencadearem um ataque que provocou pelo menos três feridos.
O Ministério do Interior da Eslováquia partilhou a história no Facebook e descreveu o menino como o “herói da noite”, referindo que trazia consigo apenas uma mochila, um saco de plástico e um passaporte.
“Ele veio sozinho, porque os pais ficaram na Ucrânia. Os voluntários cuidaram dele, deram-lhe comida e água. Ele conquistou toda a gente com o seu sorriso, coragem”, lê-se na publicação.
O menino tinha anda um número de telefone na mão. “Graças ao número na mão, ele conseguiu contatar os seus ente-queridos que o vieram buscar mais tarde e toda a história acabou bem”, explicou o Ministério.
De acordo com o El Mundo, a mãe do menino colocou-o sozinho num comboio para a Eslováquia porque teve de ficar na Ucrânia a cuidar da sua mãe, que tem problemas de saúde. “Estou muito grata por o meu filho ter sido salvo”, disse Yulia Pisetskaya, num vídeo publicado no Facebook. “No vosso país há pessoas com um grande coração”, acrescentou. Os familiares do menino levaram-no para a capital, Bratislava.