Desde o anúncio da morte da rainha Isabel II, o Palácio de Buckingham, em Londres, tem-se tornado um ponto de passagem obrigatório para todos os britânicos que querem fazer uma última homenagem à monarca que esteve cerca de 70 anos no trono do país.
Lá, e também em Green Park, todos os dias são ‘montados’ verdadeiros cenários de homenagem e de agradecimento a Isabel II, com o local a ficar repleto de flores, mensagens, ou com outros objetos como balões e peluches. Mas agora, a casa real lançou um pedido para que se deixe de colocar um item em específico. Nada mais, nada menos do que… sanduíches de marmelada!
E porque motivo alguns britânicos estão a deixar sandes de marmelada nos memoriais em honra a Isabel II? Tudo se deve ao sketch de comédia com Paddington Bear, o famoso urso que pôde privar, por diversas vezes, com a monarca. A última, precisamente durante as comemorações do Jubileu de Platina.
Always remember
— Hermione Granger 🇺🇲🇨🇦🇺🇦 (@book960) September 11, 2022
Queen Elizabeth II had a more intelligent conversation with Paddington Bear than Donald John Trump Sr pic.twitter.com/X7dmJR6XTE
Nesse sketch, Isabel II e o urso Paddington discutem sobre o amor em comum por sanduíches de marmelada, com a rainha a confessar que trazia sempre uma guardada na carteira, para comer mais tarde, como lembra a revista Hello!
Ainda assim, apesar do gesto estar a ser visto com carinho, e como se de boas intenções se tratasse, a organização do palácio decidiu proibir os cidadãos de continuarem a colocar as sandes junto dos restantes objetos, já que estas estão a ter um “impacto negativo na vida selvagem“.
O pedido da organização, que está a cargo do Floral Tribute Garden, do Green Park, escreveu: “Pedimos às pessoas que não deixem sanduíches de marmelada, já que isso está a causar um impacto negativo na vida selvagem do parque“. Peluches ou outros objetos ainda são permitidos, mas esta instituição de caridade acrescentou que preferia que “não fosse feito“, devido, também, a razões de sustentabilidade.
Corre e atravessa-se à frente do carro de Carlos III: o vídeo do momento