A pandemia da Covid-19 fez com que muitas pessoas adiassem eventos importantes como casamentos ou o Natal em família. No entanto, há quem tenha arranjado uma solução como Amber, que está grávida, e decidiu ir para a frente com o chá de bebé após testar positivo para a Covid-19.
No vídeo partilhado no TikTok, e que se tornou viral com milhares de visualizações, pode-se ver a mulher sentada dentro de uma tenda transparente. “Quando testas positivo para a Covid-19 no dia anterior ao teu chá de bebé”, lê-se na descrição. “Eu não ia deixar a Covid-19 matar o meu chá de bebé”, acrescentou.
Prevendo as críticas, Amber antecipou-se e explicou na secção de comentários que tentou reagendar a festa, mas não havia datas disponíveis antes da data prevista. Por esse motivo, decidiu prosseguir com a festa como planeado, embora tenha alertado os convidados sobre o resultado do teste para que “eles pudessem vir por sua conta e risco”.
“Eu basicamente fui no final e sentei-me numa bolha e vi o pai do meu bebé a abrir os presentes. Muitas das pessoas já foram vacinadas e já tiveram Covid-19 – e estás basicamente a expor-te cada vez que sais em público. É inevitável… Se vais ter Covid-19 vais ter Covid-19″, disse.
Enquanto alguns apoiam a ideia, dizendo que teriam feito a mesma coisa na sua posição e que ela fê-lo de forma segura, outros afirmaram que são pelas decisões como as de Amber que “esta m**** nunca vai acabar”.
“Nem sequer estás a usar máscara dentro da bolha”, “Tudo pelo presentes”, “Tantas mães desistiram de tanto durante a sua gravidez para se protegerem a si e aos outros, mas isto prova o porquê de estarmos de volta ao que estávamos”, “Isto é incrivelmente irresponsável”, “E sem máscara….” e “Podiam tê-lo feito virtualmente. E não vejo ninguém a usar máscara neste vídeo” são alguns dos comentários.
Alguns internautas apontaram que o pai do bebé de Amber teria sido um contacto próximo e, por sua vez, possivelmente exposto aqueles que compareceram no chá de bebé, mas a mulher garantiu que ele estava fora durante a semana e regressou no dia da festa.
Em entrevista à Newsweek, Amber disse que ninguém que ela conhece achou que a sua decisão foi uma má ideia. “Até agora todos os que compareceram estão saudáveis e livres [da Covid-19]. Então espero que assim continue e que minha bolha tenha funcionado”, esclareceu, referindo que por enquanto os seus sintomas são ligeiros.