Grant Wahl morreu no Qatar na sexta-feira, dia 9 de dezembro, aos 49 anos. Enquanto cobria os quartos-de-final do Mundial, entre a Argentina e os Países Baixos, desmaiou na tribuna da imprensa do Estádio Lusail.
O jornalista desportivo americano, que foi notícia no país por vestir uma t-shirt arco-íris de apoio a pessoas LGBT+, recebeu de imediato tratamento médico de emergência e foi transportado de urgência para o Hospital Geral Hamad, em Doha, segundo o New York Post. A causa da morte não foi revelada.
“Toda a família do futebol dos Estados Unidos está de coração partido por saber que perdemos o Grant Wahl. A convicção de Grant no poder do jogo para conseguir avanços nos direitos humanos ficará como uma inspiração para todos. Grant converteu o futebol num trabalho da sua vida e sentímo-nos devastados por ele, e a sua escrita brilhante, não estarem entre nós”, escreveu a federação dos EUA nas redes sociais.
“Eu sou a razão pela qual ele vestiu a t-shirt do arco-íris”
O irmão de Grant, Eric Wahl, acredita que o governo do Qatar possa estar envolvido. “O meu nome é Eric Wahl. Moro em Seattle, Washington. Sou o irmão do Grant Wahl. Eu sou gay”, disse num vídeo partilhado na sua conta de Instagram de acordo com o NYP, antes de colocá-la privada.
“Eu sou a razão pela qual ele vestiu a t-shirt do arco-íris. O meu irmão era saudável. Ele disse-me que recebeu ameaças de morte. Não acredito que o meu irmão acabou de morrer. Acredito que ele foi assassinado. E eu apenas imploro por qualquer ajuda.”
Antes do jogo, o jornalista inicialmente não teve permissão para entrar no estádio e foi detido durante 30 minutos por usar a tshirt arco-íris. Eventualmente, acabou por conseguir entrar. “Um segurança disse que a t-shirt era ‘política’ e que não era permitida. Outro recusou-se a devolver-me o telemóvel. Um terceiro gritava que eu tinha de tirar a t-shirt”, disse Grant no seu podcast, ‘Fútbol with Grant Wahl’.
O jornalista estava com problemas respiratórios há alguns dias. “O meu corpo finalmente cedeu. Três semanas de pouco sono, muito stress e muito trabalho podem fazer isto. O que parecia uma constipação nos últimos 10 dias converteu-se em algo mais sério e na noite do jogo entre os Estados Unidos e a Holanda senti que a parte superior do meu peito adquiria um novo nível de pressão e incómodo. Não tinha Covid, mas fui à clínica do centro de imprensa e disseram-me que provavelmente tinha bronquite. Deram-me antibióticos, um xarope para a tosse forte e já me sinto um pouco melhor.”
A mulher de Grant, Celine Grounder, uma famosa especialista em doenças infecciosas, disse no Twitter que estava “completamente em choque” com a morte do marido.