Embora a menstruação seja um processo normal que faz parte do ciclo reprodutivo da mulher, ainda é muitas vezes tratada com algo vergonhoso ou tabu. Porque não celebrá-la? Foi exatamente isso que Jade Powell fez ao organizar uma festa com o tema para a filha de 11 anos.
Esta mãe, que vive nos Estados Unidos, recorreu às redes sociais para mostrar algumas formas criativas para criar a decoração. Nas imagens pode-se ver confettis em forma de gotas de sangue, pensos higiénicos e úteros, um bolo gigante em forma de gosta de sangue, uma fonte de chocolate de cor vermelha e sacos de guloseimas.
Jade contou que convidou dez amigas da sua filha para o evento e cada uma delas tingiu uma blusa com tinta vermelha. Quando questionada sobre o que os pais das jovens disseram, a mulher revelou que não lhes contou sobre a festa.
Em resposta, Jade publicou outro vídeo: “Acabar com o estigma à volta da menstruação é uma das principais razões pelas quais queríamos fazer esta festa e divertir-nos um pouco também. Quero que a minha filha e as amigas saibam que a minha casa é um espaço seguro e que podem procurar-me se tiverem algum problema”, afirmou, referindo que na festa, em vez de falarem sobre menstruação, tiveram um dia divertido a comer pizza e foi-lhes entregue um kit de menstruação. E acrescentou: “Se não pararmos com o estigma do ‘repulsivo’, nada irá muda”.
Alguns internautas ficaram impressionados: “Adoro! É uma forma de normalizar para as nossas jovens”, “Adoro que os pais dos millenials estão a tornar o trauma/tabu em conversas saudáveis e celebrações” e “Isto é espetacular! As jovens precisam de se sentir seguras para falar sobre algo que é 100% natural e normal” são alguns dos comentários.
Outros seguidores consideraram embaraçoso. “Estou tão feliz que os meus pais nunca tenham feito isso por mim”, “Isto seria tão embaraçoso para mim” e “Nunca ouvi falar nisto. Parece bizarro” são alguns exemplos.