Gioacchino Gammino escapou em 2002 de uma prisão em Itália e virou uma das pessoas mais procuradas pelo governo do país. Esta semana, o homem foi encontrado em Galapagar, Espanha, a viver com o nome ‘Manuel’. Segundo a BBC, um dos elementos fulcrais para a detenção do homem de 61 anos foi uma imagem de ‘vista de rua’, uma opção de pesquisa no Google Maps.
Espanha já era o destino que as autoridades suspeitavam, mas foi a foto de um homem a conversar à frente de uma mercearia que obrigou a uma investigação imediata. A sua identidade viria a ser confirmada numa página de Facebook com uma outra imagem do suspeito a conversar à frente de um restaurante, agora fechado, que tinha pratos sicilianos – o Cocina de Manu.
A cicatriz no lado esquerdo do queixo ditou a confirmação absoluta do homem que fugia há mais de 20 anos. “Como me encontraram? Nunca liguei para a minha família há mais de 10 anos”, terá perguntado à polícia no momento da detenção, conta a BBC. De acordo com a Reuters, Gammino deverá ser extraditado até ao fim de fevereiro.
Gammino tinha sido condenado a uma pena perpétua por assassinato e fugiu da prisão em Roma, em 2002. A sua detenção ocorreu a 17 de dezembro de 2021, mas só agora foi noticiada pelo jornal La Repubblica.