A nadadora Anita Alvarez foi resgatada do fundo da piscina pela sua treinadora após desmaiar. O episódio dramático aconteceu esta quarta-feira, 22 de junhos, nos Mundiais de Desportos Aquáticos, que estão a decorrer em Budapeste (Hungria).
A perda de consciência aconteceu durante a final da competição de solo livre de natação artística, aparentemente de exaustão. A americana de 25 anos foi resgatada pela sua treinadora, a espanhola Andrea Fuentes, que se atirou para a água vestida e, com a ajuda de um elemento da organização, puxou a nadadora para a superfície antes desta ser transportada numa maca.
As fotografias do resgate subaquático, captadas fotógrafo Oli Scarff, são impressionantes:
Posteriormente, a equipa de natação dos EUA emitiu um comunicado, em nome da treinadora: “A Anita está bem – os médicos verificaram todos os sinais vitais e tudo está normal – frequência cardíaca, oxigénio, níveis de açúcar, pressão arterial, etc. Tudo está bem. Às vezes esquecemo-nos que isto acontece em outros desportos de alta resistência [como] maratona, ciclismo, corta-mato. Todos nós já vimos imagens em que alguns atletas não chegam à linha de chegada e outros ajudam-nos a chegar lá. O nosso desporto não é diferente dos outros, apenas numa piscina, superamos os limites e às vezes encontramo-los. A Anita sente-se bem agora e os médicos também dizem que ela está bem. Amanhã vai descansar o dia todo e vai decidir com o médico se pode nadar ou não na final”, lê-se.
O jornal Marca noticiou que Andrea Fuentes, quatro vezes medalhista olímpica, disse que tinha saltado para a piscina “porque os salva-vidas não o estavam a fazer”. “Eu disse que as coisas não estavam bem, estava a gritar com os salva-vidas para entrarem na água, mas eles não apanharam o que eu disse ou não entenderam. Ela não estava a respirar. Fui o mais rápido que pude, como se fosse uma final olímpica“, explicou a treinadora a uma rádio espanhola, citada pela BBC.
É importante referir que esta não é a primeira vez que a nadadora desmaia. No ano passado, Anita Alvarez perdeu os sentidos após uma rotina durante as eliminatórias olímpicas em Barcelona e também foi Andrea a resgatá-la.
Apesar do susto, Anita concluiu a sua série e marcou 87.6333 pontos, terminando na sétima posição na final.