A guerra na Ucrânia começou na madrugada do dia 24 de fevereiro, provocando pelo menos 636 mortos e 1.125 feridos entre a população civil, incluindo mais de uma centena de crianças. Desde o início do conflito que têm surgido várias fotografias impressionantes como a de Veronique de Viguerie de Paris.
A fotojornalista francesa captou a fotografia de uma mãe a amamentar um bebé. A imagem, que foi partilhada nas redes sociais, mas não pelas típicas emoções que um momento destes costuma provocar. É que se trata de uma mãe ucraniana que usou o seu corpo para proteger a sua filha de seis semanas após um ataque com mísseis das tropas russas em Kyiv.
“Conheci a Olga num hospital em Kyiv na unidade (de cuidados intensivos). Ela (tinha) chegado no dia anterior”, disse Veronique, que está em trabalho para o jornal ‘Le Figaro’, ao Today Parents. Olga estava a amamentar a filha Victoria quando um míssil atingiu a casa da família no dia 17 de março.
“Ela estava numa área residencial na área de Podilskyi, em Kyiv”, contou a fotojornalista, referindo que eram 8 horas quando o ataque começou. “A Olga protegeu a Victoria com o seu corpo, provavelmente salvando a sua vida”, acrescentou.
Veronique de Viguerie de Paris também partilhou uma fotografia onde Olga e Victoria estavam no dia do ataque. “Esta é a área residencial onde Olga estava no dia do ataque. Obviamente, os civis são alvos da Rússia”, afirmou.