Filipa Nascimento foi mãe pela primeira vez há cerca de um ano da pequena Amélia, fruto do relacionamento com Duarte Gomes. Apesar de a maternidade estar a ser “o melhor papel” da sua vida, nem tudo foi ‘um mar de rosas’. A SIC Mulher esteve a falar sobre toda esta fase como ‘mamã’ com a atriz.
Foi no Rock in Rio, neste domingo, 23 de junho, que o rosto da SIC surgiu ao lado do companheiro no festival de música. Além de nos contar pormenores acerca da nova personagem a que dá vida na novela ‘A Promessa’ e de partilhar a sua opinião sobre o novo visual, falou-nos ainda acerca da maternidade e da filha.
“É uma aventura completamente diferente. É o melhor papel da minha vida. É exigente. Às vezes torna-se difícil, mas o que traz de bom é muito mais, é aliciante, é aconchegante. Não há palavras para descrever“, começou por partilhar a atriz.
Sobre a pequena Amélia, Filipa Nascimento revelou-nos que “é uma menina muito alegre, está sempre a rir, sempre bem-disposta, mas também quando não está mostra e tem uma personalidade muito forte. Anda sempre de um lado para o outro, é muito irrequieta. Tem muita energia, tem muita vida!“, contou.
Aumentar a família? Filipa Nascimento responde: “Não sei se conseguiria dividir o meu amor”
Sai à mãe ou ao pai?
Fisicamente, no início de vida da pequena Amélia, muitas pessoas afirmavam que a menina era muito parecida com o pai, Duarte Gomes. Mas parece estar a mudar agora! “Dizem que é muito igual a mim“, disse a atriz ao site da SIC Mulher, explicando logo depois que há quem diga que a criança vai buscar parecenças aos dois.
“Eu acho que eu e o Duarte também temos caraterísticas físicas semelhantes, somos os dois morenos, olhos castanhos, olhos grandes, mas eu acho sinceramente que ela vai estar mais parecida comigo“, acrescentou Filipa Nascimento, entre sorrisos.
O elogio ao papel do pai: Duarte Gomes
Para o rosto da SIC, “o pai não ajuda, faz o papel dele que é exatamente igual ao da mãe“, esclareceu. Segundo Filipa Nascimento, o companheiro e pai da filha “faz tudo” o que a atriz também faz e que tal apenas era diferente enquanto esteve a amamentar. “Agora que já não dou [mama] faz tudo igual“, garantiu.
Já anda sozinha – As novas imagens da filha de Filipa Nascimento e Duarte Gomes
Sobre a amamentação: “Procurei muita ajuda”
Apesar de a maternidade estar a ser um verdadeiro sonho para Filipa Nascimento, a verdade é que a amamentação trouxe vários desafios para toda a família. “Não foi fácil, foi bastante difícil até! Procurei muita ajuda“, confessou a atriz.
Entre este apoio que teve, contou, de acordo com o que revelou, com a ajuda de uma enfermeira que esteve sempre ao lado da família. “Foi um processo muito difícil! Se não fosse ela se calhar eu tinha desistido mais rápido“, confidenciou sobre a profissional de saúde.
“Como eu sou uma pessoa muito persistente e não queria desistir e queria muito que resultasse então lá consegui até aos sete meses. Depois não consegui mais, mas foi duro e quando tive de parar foi muito difícil. Chorei! Custou!“, desabafou o rosto da SIC.
Filipa Nascimento explicou, logo de seguida, o porquê! “É uma ligação que só existe entre a mãe e o bebé e quando se tem de quebrar custa e até sentimos um pouco culpa de ‘se eu tenho o melhor para ela porque é que vou comprar ao supermercado?’“.
“Somos um bocadinho ridículos” – Filipa Nascimento e Duarte Gomes falam sobre o papel de pais
Independentemente desse pensamento, a verdade é que a amamentação já estaria a prejudicar a saúde da atriz. “Há outras coisas que ficam envolvidas, como a minha saúde, e foi por isso que eu tive de deixar e, na verdade, ela ajudou, porque ela a primeira vez que bebeu biberão sorriu, então facilitou-me, porque há bebés que não aceitam. Aí eu pensei ‘ok, ela está-me a ajudar’“, rematou, por fim.