A decisão apanhou de surpresa o príncipe Joaquim, a mulher Marie, e os seus quatro filhos. Em finais de setembro, a rainha Margarida da Dinamarca decidia retirar os títulos reais a quatro dos seus netos: Nicolás, de 23 anos, Félix, de 20 (de um relacionamento anterior), Henrik, com 13 e Athena, de dez anos.
Com a revelação, a monarca dinamarquesa apresentava aquele que era o seu “desejo” de que os quatro netos pudessem viver uma “vida normal“, sem as preocupações reais que foram herdadas à nascença. Mas, para tal, ficariam sem os títulos.
A decisão gerou controvérsia no seio da família real dinamarquesa, e o filho mais novo de Margarida considerou errada a decisão da mãe, não concordando com a mesma. Por isso, parece ser agora a altura para mais uma mudança, e diríamos até que a história se repete, com influências de um outro país.
Isto porque, segundo a Hello! Magazine, Joaquim, Marie e os quatro filhos estarão prestes a rumar aos Estados Unidos da América, onde irão fixar residência.
1. Denmark’s Queen Margrethe has stripped 4 of her grandchildren of their royal titles.
— BFM News (@NewsBFM) September 29, 2022
The palace said this is to allow the children of her youngest son, Prince Joachim, to live normal lives and is in line with moves by other European royal houses to downsize their monarchies. pic.twitter.com/ANPtRYYh9N
A mesma publicação refere que o príncipe Joaquim e a mulher estão neste momento a viver em Paris. No entanto, é dito que o filho da rainha Margarida conseguiu um emprego na indústria da defesa em Washington. Assim, em junho do próximo ano, espera-se que a sua família se mude para o outro lado do Atlântico.
Com a decisão feita, Margarida da Dinamarca chegou a fazer um pedido de desculpas a Joaquim e aos seus netos. É de recordar que o príncipe Frederico, o herdeiro ao trono, e os seus respetivos filhos, não foram afetados por esta imposição, e mantém todos os seus títulos reais.