Madonna é considerada a maior artista feminina pop e parece ter passado todo o seu talento aos filhos, que surpreendem tudo e todos com os seus passos de dança. No entanto, há um deles que tem outro talento que até então estava escondido: Rocco Richie, de 21 anos, fruto da anterior relação da cantora com Guy Richie.
A PageSix descobriu que Rocco usa o pseudónimo Rhed, um artista misterioso e promissor cujo trabalho tinha sido apoiado pela artista e pinturas são vendidas por dezenas de milhares de euros. Ainda segundo a publicação, o pintor começou a expôr, discretamente, as suas obras na galeria Tanya Baxter Contemporary em Chelsea, em Londres, desde 2018.
“Com um background cultural eclético, uma infância passada entre Nova Yorque e Londres, as suas obras transpiram uma mistura de inocência e confiança”, lê-se na apresentação do artista. Ora bem, Richie e Rhed têm a mesma idade, cresceram em cidades idênticas e frequentaram a Central Saint Martins e a Royal Drawing School. Coincidências? Parece óbvio, apesar de não ter sido ainda confirmado. Inclusive, em 2020, Madonna e Guy Richie estiveram na Tanya Baxter Contemporary, ao lado dos filhos, para uma exposição até então sem nome.
No entanto, as opiniões dividiram-se relativamente ao sucesso das suas pinturas. Talento ou fama? De acordo com a galeria de arte Tanya Baxter, o pintor inspira-se em Lucian Freud, Francis Bacon, Helmut Newton e na artista portuguesa Paula Rego, e a A galeria King’s Road comparou o seu trabalho ao de Basquiat ou Banksy.
“Bons artistas são aqueles que transformam energia em algo bonito. Qualquer um pode ser pintor, mas é uma questão de fazer os outros pensarem e provocar sentimento”, disse Mervyn Davies, ex-presidente da Royal Academy. O escritor de arte Godfrey Barker descreveu Rhed como “um produto autêntico, puro e não diluído do século XXI.”
No entanto, Jonathan Jones, crítico de arte do The Guardian, tem outra opinião: “As suas pinturas são trabalhos adolescentes desajeitados, sem nenhum sinal de originalidade ou vigor. Obviamente, isso não significa que ele não se tornará um artista melhor com o tempo. Pintar dá trabalho. Portanto, parece uma pena que Rhed tenha sido colocado aos olhos do público quando ele não é, neste momento, um artista de verdade. Essas pinceladas são coisas amadoras, imitando vagamente Picasso ou Modigliani, que poderiam ter sido feitas por milhares de jovens”, afirmou. “[A galeria] deveria ter vergonha de empurrar cinicamente este jovem despreparado para o mercado”, acrescentou.