Irene Vale, de 26 anos, foi vítima de uma tentativa de burla. O episódio aconteceu esta sexta-feira, dia 13 de janeiro, e foi partilhado pela própria nas redes sociais. O burlão fez-se passar pela amiga no Whatsapp.
O homem chegou mesmo a colocar uma fotografia da amiga de Irene no perfil, alegando que aquele era o seu “número provisório” porque o telemóvel “avariou” e estava na “assistência técnica para reparo”.
Em declarações à SIC Mulher, Irene explicou que a sua primeira reação foi de “estranheza porque a minha amiga não escreve assim quando fala comigo, mas não pensei imediatamente em burla”. Respondeu-lhe naturalmente “até ler a mensagem sobre o pagamento que queria que eu transferisse 1200 euros para o suposto NIB dela”.
Ao aperceber-se da situação, Irene ligou imediatamente para a amiga em questão “para a alertar e para ela conseguir alertar os contactos próximos dela para que estes também não caíssem na burla”. Depois, decidiu alimentar a conversa. Razão: “Extrair ao máximo as informações que conseguisse para, de alguma forma, conseguir penalizar a pessoa que está por trás daquilo”.
O burlão disse-lhe que tinha que fazer “um pagamento importante hoje só que a pass da aplicação está noutro telemóvel”. Pediu-lhe 1200 euros e deu-lhe os dados do IBAN. O nome do titular não era o da amiga nem de alguém que conhecesse. “À medida que íamos falando eu ia tirando prints a tudo para ficar registado. No final, envie-lhe um documento a fingir ser o comprovativo para o mandar à m**** e ele saber que eu percebia o jogo que ele estava a fazer”, explicou Irene.
Mas não acabou por aqui. O burlão ligou-lhe em videochamada. Irene recusou e ligou-lhe em chamada de voz. Para sua surpresa, o homem atendeu. “Primeiro falou em tom de gozo e depois de o confrontar e ameaçar que o ia expor na polícia e nos meios de comunicação, ele acabou por pedir desculpa, o que me deixou boquiaberta”, contou.
“Foi mesmo uma burla insólita, nunca tinha ouvido algo semelhante. Pelo que consegui perceber o burlão não era muito experiente”, acrescentou, referindo que bloqueou o número após desligar a chamada. Irene Vale está a ponderar apresentar queixa junto das entidades competentes.
É importante recordar que no ano passado já tinha sido divulgada uma burla bastante semelhante que estava a circular no WhatsApp em Portugal. No entanto, o esquema acontece na aplicação MBWay e começa com uma mensagem para o progenitor a fazer passar-se pelo próprio filho.