Passou da felicidade para a tristeza em questão de horas, o que acaba por tornar este relato ainda mais insólito. Biniam Girmay, ciclista de 22 anos, entrou para a história das grandes competições da modalidade depois de se ter tornado no primeiro eritreu a vencer uma etapa de grandes Voltas em bicicleta.
No entanto, para a memória haveria de ficar ainda um outro pormenor, que agora obrigou o corredor a desistir da competição. Durante o momento da celebração da vitória, e fazendo parte da tradição deste desporto, Girmay assinalou o primeiro lugar com um espumante. No entanto, ao abrir a garrafa, a rolha acertou-lhe no olho esquerdo, causando um ferimento. Ainda assim, a gravidade desse incidente só mais tarde foi descoberta.
“Um dia extraordinário. Estou estupefacto”, afirmou. “Venci a minha primeira etapa na minha primeira ‘grande’. Isto é uma grande história para mim e para todos os africanos. Já sabemos que tudo é possível“, disse, de acordo com o jornal Expresso.
Mas estas foram declarações dadas momentos antes do incidente. Depois de ter sido atingido pela rolha da garrafa, Biniam Girmay foi transportado para o hospital, onde já se aguardavam as más notícias: na avaliação aos danos físicos, foi descoberta uma hemorragia interna, que poderia condicionar a contínua participação do ciclista.
The unfortunate moment Biniam Girmay popped a Prosecco cork in his own eye on the winners' podium at the Giro d'Italia 🍾
— Eurosport (@eurosport) May 18, 2022
We hope to see him back in action soon ❤️#Giro | @GrmayeBiniam pic.twitter.com/TSwQpW5wQ8
Perante o diagnóstico, o atleta eritreu acabou mesmo por desistir do Giro Italiano, tendo a informação sido avançada em comunicado da formação belga: “Após o incidente no pódio, exames médicos revelaram uma hemorragia na câmara anterior do olho esquerdo de Biniam Girmay. A lesão está a evoluir de forma positiva e será acompanhada pela equipa médica da equipa nos próximos dias“.
“Hoje, infelizmente, não vou começar a corrida, porque preciso de algum descanso para “fortalecer” o meu olho“, disse Girmay, num vídeo partilhado pela sua equipa, em que diz estar ‘bem’ e agradece o apoio que tem vindo a receber.