Fazer xixi durante o banho de chuveiro é um pequeno passo para ajudar o ambiente. A ciência aconselha e explica porquê.
Cada vez que se faz xixi, é preciso puxar o autoclismo. Ao contrário das fezes, a urina não precisa de grande incentivo para ir por água abaixo. Embora muitas descargas possam ser interrompidas a meio do processo, a maioria não pode e isso resulta num desperdício de água.
Vamos a contas:
- Em média, uma descarga de autoclismo usa, no mínimo, 7 litros de água (e pode chegar a 15 litros).
- Em média, um adulto tem de urinar 7 vezes por dia. O que significa que uma pessoa gasta, todos os dias 49 litros de água.
- Só num ano e só no autoclismo, uma pessoa utiliza, no mínimo, 17.885 litros de água.
Assim, ao evitar pelo menos uma vez por dia uma ida à sanita estará a poupar 7 a 15 litros de água o que perfaz, ao fim de um ano, 2.555 litros de água, numa conta arredondada para baixo.
E SE TODA A POPULAÇÃO PORTUGUESA NÃO FOSSE À SANITA UMA VEZ POR DIA?
Em 365 dias, os números tornam-se ainda mais impressionantes.
Tendo em conta que a população residente (últimos dados dos Censos 2021) é de 10.344.102.
Vamos supor que todos vão à casa de banho fazer xixi exatamente o mesmo número de vezes por dia – o que é óbvio que não acontece, mas estamos a arredondar todas as contas aqui – equivale a 72.408.714 descargas de autoclismo, cada uma a empurrar 7 litros de água = 506.860.998 litros de água limpa para o esgoto num ano em Portugal.
Há ainda um bónus: para quem utiliza papel higiénico, esta é uma forma de poupar um rolo inteiro a cada 50 dias.
E NÃO SERÁ UM POUCO REPUGNANTE?
Vejamos a composição da nossa urina: 95% é água, 3% é ureia e a restante percentagem é constituída por milhares de outros componentes em concentrações pequenas.
Se a preocupação é “sujarmo-nos” com a urina no duche, a resposta está já aqui – estamos no duche. Em poucos segundos está tudo no esgoto a caminho de uma ETAR para ser devidamente tratado.
UMA PEQUENA GOTA NO OCEANO DE DESPERDÍCIO
Focámos esta questão de “fazer xixi no chuveiro” no fundo para chamar a atenção para o desperdício de água no mundo moderno.
Este é um pequeno gesto com que podemos contribuir pouco a pouco para a vida (mais) sustentável no nosso planeta.
(O seguinte será não passar mais de 5 minutos debaixo do chuveiro e seguir os outros conselhos para um uso eficiente da água)