A opção de fazer compras pela Internet é já uma realidade para muitos portugueses e a pandemia reforçou mais ainda esse contexto de comércio digital.
Atualmente mais de 50% da população portuguesa opta por fazer comprar compras pela Internet e os portugueses sentem-se, por isso, cada vez mais confortáveis no momento de fornecedor os dados de pagamento. Nesse sentido, e tendo em conta que o Natal está aí à porta, é importante perceber quais são os principais aspetos a ter em conta quando quisermos comprar os presentes para os nossos amigos e familiares.
1. Verificar se o website é seguro antes de fazer compras online
Este é, possivelmente, o mais importante detalhe que temos de ter em conta quando queremos fazer compras pela Internet. Como tal, é recomendável que opte sempre por sites com “HTTPS” no URL – esta nuance significa que os seus dados são encriptados e que, por isso, as suas compras serão manifestamente mais seguras.
Por sua vez, e se lhe for apresentada uma mensagem a informar que a ligação não é segura, evite ao máximo esse site e opte por uma outra loja virtual – esta informação revela que o site em questão não possui um certificado de segurança credível.
Ainda assim, não existe nada como a opinião dos usuários/clientes e, por isso, tente perceber se existem críticas positivas ou negativas sobre a loja online.
2. Opte pelas plataformas mais conhecidas em Portugal
Há plataformas que nasceram mesmo com o propósito de se dedicaram única e exclusivamente à compra de produtos, tanto em primeira como em segunda mão. Essas plataformas são, por isso, 100% seguras dado que o seu propósito é mesmo esse: garantir o melhor processo possível ao utilizador, especialmente no que diz respeito à segurança em si.
Nesse sentido, listamos algumas lojas seguras, credíveis e que podem muito bem ir ao encontro das suas necessidades durante este Natal:
- OLX
- KuantoKusta
- Standvirtual
- Coisas
- La Redoute
- Wook
3. Investigue sobre o 3D Secure
Esta funcionalidade é quase tão desconhecida quanto importante e não só é gratuita como também garante o máximo de segurança às suas compras. Para além disso, esta é também uma funcionalidade bastante simples e que consiste num processo acessível:
- no momento de efetuar o pagamento irá receber um código de confirmação por SMS e, em seguida, terá apenas de confirmar o processo.
Por sua vez, ativar este processo é igualmente simples, sendo que será apenas necessário aceder à aplicação móvel do seu banco, associar o seu número de telemóvel e ativar a credencial SMS Token.
4. Preste atenção ao seu cartão de crédito
Ao contrário do que muitos podem pensar, um cartão de crédito não serve apenas para pagar despesas e em muitos dos casos existem mesmo vantagens importantes que poderão ser úteis para as suas compras.
Nesse sentido, poderá fazer sentido analisar os seguros associados ao seu cartão de crédito, especialmente aqueles que estão relacionados com as situações de roubo e de fraude. Porém, as vantagens de escolher o cartão de crédito mais indicado para si não ficam por aqui e, por isso, tenha em conta algumas particularidades que muitos cartões de crédito disponibilizam: cashback, desconto em milhas aéreas ou descontos em parceiros são as principais vantagens que o seu cartão pode trazer.
5. Variados métodos de pagamento
Apesar de ser válido e seguro pagar as compras online através do cartão de crédito, existem outros métodos de pagamento que podem ser da sua preferência. Seja por segurança ou até mesmo por ser mais fácil para fazer contas, pode optar por outra forma de pagar as suas compras e, por isso, deixamos algumas sugestões:
- Transferência bancária
- Envio à cobrança
- Cartão pré-pago
- PayPal
- PaySafeCard
- MBWAY