A situação está envolta em polémica, e parece não ser para menos. De acordo com a CBS News, os seguidores do cantor Bob Dylan estão ‘furiosos’ depois de se ter descoberto que o último livro lançado pelo artista, ‘The Philosophy of Modern Song’ (‘A Filosofia da Canção Moderna‘, numa tradução livre) contém um autógrafo do cantor, mas cuja assinatura é falsa.
A obra está a ser vendida pelo preço de 600 euros, e era definida como ‘exclusiva’ dado contar com um autógrafo do cantor. No entanto, os seguidores mais atentos de Bob Dylan rapidamente perceberam que a assinatura em causa não era fidedigna.
Pelas redes sociais, a polémica foi subindo de tom, o que obrigou a um esclarecimento por parte da editora oficial do livro. E sim: o autógrafo foi feito por uma máquina.
“Aos que adquiriram a edição limitada de ‘A Filosofia da Canção Moderna’, queremos pedir desculpa. Acontece que os livros de edição limitada contêm a assinatura original de Bob, mas sob a forma de uma réplica escrita. Estamos a tratar deste assunto de imediato, providenciando a cada comprador um reembolso imediato“, pode ler-se no comunicado.
— Simon & Schuster (@simonschuster) November 20, 2022
As revelações da réplica da assinatura começaram a surgir há cerca de um mês, ainda antes de muitas pessoas começarem a receber os livros. Um YouTuber, colecionador de autógrafos e conhecido por promover cartas de fãs, publicou um vídeo na sua conta onde esclarecia a questão da assinatura.
“Ficou dolorosamente claro que este livro nunca foi assinado pelo Bob Dylan“, refere o YouTuber, ao afirmar que tudo foi feito por uma máquina devido a vários motivos: “Não se parece com a assinatura dele, as linhas são cem por cento uniformes, e a pontuação também está diferente“.