Galiya, de apenas 9 anos, escreveu um carta emotiva para a mãe que morreu em Borodyanka, uma cidade ucraniana destruída pelas bombas lançadas pelos soldados russos. Recorde-se que a guerra na Ucrânia começou na madrugada de 24 de Fevereiro e, desde então, quase 1.800 civis morreram e 2.439 ficaram feridos, inclusive centenas de crianças.
O texto, que foi escrito em duas páginas de uma agenda, foi partilhado no Twitter pelo antigo ministro-adjunto do Interior ucraniano Anton Gerashchenko, que é atualmente conselheiro do ministério.
Escrito numa linguagem infantil, sem pontos finais e alguns erros gramaticais, Galiya disse: “Mamã. Esta carta é um presente para ti no dia 8 de março. Se achas que me criaste em vão. Obrigada pelos melhores nove anos da minha vida. Sou muito grata a ti pela minha infância. És a melhor mãe do mundo. Nunca te esquecerei. Quero que sejas feliz no céu. Desejo que vás para o céu. Iremos encontrar-nos no céu. Vou tentar o meu melhor para ser boa [pessoa] e ir para o céu também. Beijo-te, Galiya”, lê-se.