Artyom Datsishin, de 43 anos, uma estrela do balett ucraniano, não resistiu aos ferimentos depois de ter sido alvejado em Kiev, dois dias depois da invasão russa, e acabou por morrer.
Tatyana Borovik, amiga de Datsishin, confirmou a morte do artista nas redes sociais, adiantando que o funeral ia decorrer na sexta-feira, dia 18. “Adeus, meu querido! Eu não consigo expressar a minha mágoa que me está a esmagar! Que a memória que tenham de ti seja brilhante.“, escreveu Tatyana sobre o bailarino principal da Ópera Nacional da Ucrânia e integrou produções como O Lago dos Cisnes, O Quebra-Nozes, A Bela Adormecida, Giselle e Romeu e Julieta.
Segundo o jornal Metro, o bailarino recebeu ainda homenagens do diretor-executivo da Ópera Nacional da Ucrânia, Anatoly Sovovyanenko, e do coreógrafo russo Alexei Ratmansky. Nas última têm sido reportadas mortes de vários artistas como a atriz Osana Shvets, de 67 anos, que morreu após um bombardeamento num prédio residencial, os jogadores de futebol Vitalii Sapylo, 21 anos, e Dmytro Martynenko, e os jornalistas Aleksandra Kurshynova, Brent Renaud e Pierre Zakrzewsk.