Se as pessoas que testaram positivo para a Covid-19 têm que ficar em isolamento durante sete dias e já desesperam, imagine um homem que está em isolamento desde novembro de 2020. Isto é, há quase um ano. Falamos de Muzaffer Kayasan, um turco de 56 anos que já foi testado 78 vezes e o resultado é sempre o mesmo: positivo.
Além de estar a lutar contra o vírus, Muzaffer enfrenta outra dura batalha: sofre de leucemia. De acordo com o Daily Mail, os médicos acreditam que os testes positivos são devido ao seu fraco sistema imunológico. “Acho que é a versão feminina do Covid-19 – está obcecada por mim”, brincou o homem, ao descobrir que o seu último teste de PCR foi, mais uma vez, positivo. Quanto aos sintomas, o homem perdeu o paladar e e o olfato.
Apesar de estar em isolamento há 14 meses, o turco recebe regularmente visitas da sua família, com quem fala através do vidro de uma janela. “Vou brincar contigo quando ficar bom”, disse Muzaffer à neta Azra ao oferecer-lhe um brinquedo.
“Não tenho nenhum problema aqui a não ser não poder tocar nos meus ente-queridos. É muito difícil”, contou, citado pelo Business Insider India.
Além disso, o turco não está apto para a imunização até que esteja completamente recuperado. “Nem posso ser vacinado devido à minha condição”, afirmou.
Segundo o jornal britânico, o médico de Kayasan, Serap Simsek Yavuz, professor de doenças infecciosas e microbiologia clínica da Universidade de Istambul, explicou que este é o caso mais longo que rastrearam e está a ser monitorizado de perto por qualquer risco de uma variante mutante. Muzaffer pediu recentemente às autoridades turcas para o libertarem do isolamento, mas ainda não obteve resposta.