Pode parecer bizzarro, mas é uma realidade: existem pessoas que conseguem provar, saborear ou sentir palavras. É o caso de Henry Gray, que foi diagnosticado em 2009 com um tipo raro de sinestesia conhecida como sinestesia léxico-gustativa, uma condição neurológica que resulta na união ou fusão de sentidos que normalmente não estão interligados.
Numa entrevista exclusiva ao The Mirror, o homem de 23 anos conta tinha assumido que todas as pessoas eram capazes de provar ou cheirar palavras até que os seus pais e professores o alertaram acerca dos comentários que fazia sobre os nomes dos colegas de turma. “Eu dizia coisas como ‘a Lucy é um grande chupa-chupa vermelho’ quando eles chamavam o nome dela e todos olhavam para mim confusos”, relembrou.
Apesar da sua condição, Henry insiste que na maioria das vezes os sentimentos são ruídos de fundo e que, na maioria das vezes, “gosta de ter sinestesia e isso não atrapalha” , mas tem dificuldades em ser amigo íntimo ou até namorar com uma pessoa cujo nome realmente não gostasse. “Um dos piores nomes para mim é Kirsty, que é um leve odor a urina. (…) É difícil, mas julgo as pessoas com base no gosto ou cheiro do seu nome”, explicou.
“Sou bartender num bar, então olho sempre para o cartão de identidade das pessoas e tenho uma forte sensação de gosto e cheiro. Às vezes pode ser uma imagem ou sentimento – como Leanne é uma rosa encostada a uma janela. O nome Francessca é um dos meus favoritos e é café com chocolate quente e sedoso”, contou.
“Adoro o nome Alice, que é maçãs fatiadas e o nome da minha irmã. Hayley é como uma música suave e leve. Uma das piores é Ian. É como ter uma orelha pegajosa e bloqueada, toda pastosa e cerosa – como a sensação de dor de ouvido”, acrescentou. A condição afeta-o principalmente com nomes, mas outras palavras como ‘off’ tem cheiro de podridão e ‘porque’ é uma mola de roupa de madeira partida.
O jornal britânico recolheu alguns dos melhores e piores nomes de celebridades de acordo com o sabor e cheiro para Henry Gray e criou uma lista:
Boris Johnson – É como esmagar um besouro de casca dura com o pé;
Jeremy Corbyn – Parece um cabelo macio no queixo e nas bochechas de um jovem;
Donald Trump – É um pato de borracha achatado, soltando ar à medida que esvazia;
Kate Middleton – É vagamente como cortar roupa de forma irregular com uma faca numa igreja;
Cameron Diaz – É como uma bola de discoteca brilhante a girar lentamente;
Timothee Chalamet – É uma tigela quente de Sugar Puffs [cereais] açucarados;
Emma Watson – É uma pedrinha a cair numa poça de água e a chapinhar;
Matthew McConaughey – É como engasgar-se com um cigarro com muito fumo;
Jennifer Lawrence – É como cheirar dentro de um sapato;
Viola Davis – É como derramar água cintilante de um lindo vaso de vidro em outro;
Harry Styles – É cabelo espetado como os cabos de telefone;