Somam-se as histórias de quem, no meio da guerra, consegue superar as atrocidades diariamente cometidas, e faz por celebrar o que, num cenário de constante destruição, parece impossível.
Anastasiya Grachova, uma enfermeira oncológica e Anton Sokolov, dentista, decidiram ficar na Ucrânia, mesmo com a guerra a ameaçar a vida de cada um. Os dois voluntariaram-se para prestar assistência médica aos habitantes de Kharkiv. Conheceram-se e, depois de se terem apaixonado, quiseram imediatamente casar.
“Eles são os dois médicos. Enquanto estavam nas suas ações de ajuda e de entrega de medicamentos, eles simplesmente se apaixonaram um pelo outro. Logo, na minha frente”, contou um amigo do casal, citado pela Euronews.
No domingo, 3 de abril, Anastasiya e Anton decidiram ir até ao Palácio do Trabalho, na cidade ucraniana, muito próximo ao edifício da Câmara Municipal. Os dois também foram fotografados numa das igrejas ortodoxas da cidade. Em todos os locais, uma imagem sempre comum: todos os edifícios estavam completamente destruídos.
O casal celebrou o momento solene numa estação de metro, que nos últimos dias tem servido de abrigo aos bombardeamentos. “Apesar de todo o horror que se está a viver aqui e por toda a Ucrânia, isto é um sinal que há lugar para o amor, há bondade”, disse Anton Sokolov, o noivo.
O momento foi captado por algumas câmaras fotográficas, e há registo em vídeo dos diferentes momentos desta cerimónia, que pode ver abaixo:
Esta pareja ucraniana, integrada por Anastasia Grachova y Anton Sokolov, celebró su boda entre los escombros y los restos de la guerra en la segunda ciudad más grande de Ucrania, Járkov. La ceremonia fue en una estación del metro de la ciudad.
— ☞ El Expresivo ☜ (@ElexpresivoRD) April 5, 2022
🎥 @maria_avdv#elexpresivo pic.twitter.com/uGGF56tU0j
Ucrânia: Imagem de menino de 6 anos ao lado do túmulo da mãe torna-se viral