Nem no hospital, nem em casa. Josy Peukert decidiu dar à luz numa praia no Oceano Pacífico, sem qualquer tipo de intervenção médica, descrevendo como “parto livre”. A mulher de 37 anos partilhou o momento em fevereiro, mas só agora se tornou viral nas redes sociais.
“As ondas tinham o mesmo ritmo das contrações, esse fluxo suave fez-me sentir muito bem”, recordou, em entrevista ao New York Post. Josy, que se recusou a fazer exames durante toda a gravidez, contou apenas com a ajuda do marido, Benni Cornelius, de 42 anos. O parto aconteceu na Praia Majagual, localizada na costa do Pacífico da Nicarágua.
“Tive essa ideia na cabeça que queria dar à luz no oceano e porque as condições estavam certas no dia em que o fiz”, disse. Quando Josy começou em trabalho de parto, os seus outros três filhos foram para a casa de amigos e o marido transportou-a para a praia com um kit de ferramentas: toalhas, gaze e uma tigela “para reter a placenta”.
O vídeo do momento, com mais de 3 mil visualizações, foi partilhado na sua conta de Instagram com a seguinte legenda: “O mundo precisa de mais homens que confiem nas suas mulheres e nas suas habilidades, as apoiem e as amem do fundo dos seus corações”, lê-se. Bodhi Amor Ocean Cornelius nasceu no dia 27 de fevereiro deste ano.
“Depois do Bodhi nascer e ser embrulhado em toalhas, voltei ao oceano para me refrescar. Depois vesti-me, arrumámos tudo e voltámos para casa, onde fomos os três diretos para a cama. Mais tarde, naquela noite, pesámos o Bodhi, pesava 3,5 quilos”, contou.
“O meu primeiro parto foi traumático“
Josy explicou porque quis que o seu bebé nascesse sem intervenção médica: “Queria ficar livre de preocupações pelo menos uma vez. O meu primeiro parto foi traumático numa clínica e o meu segundo foi em casa, mas no terceiro até uma parteira em minha casa era demais”, recordou. “Desta vez, não tive consultas médicas, exames ou influência externa. Não tínhamos uma data ou um prazo para o bebé chegar, apenas confiávamos que o nosso bebé chegaria”, acrescentou.
“Eu não tinha medos ou preocupações para receber uma nova pequena alma nas nossas vidas, apenas eu, o meu companheiro e as ondas. Foi bonito”, relembrou.
Josy e o marido emigraram da Alemanha para Nicarágua, onde se conheceram e tiveram o seu primeiro filho em comum, Marley Mune, de dois anos. Juntos, têm sete filhos.