É nas redes sociais que Iva Domingues partilha muitos dos seus momentos profissionais, e em particular, os looks para os programas que apresenta. E se é notório que semanalmente os seus visuais são amplamente elogiados, é possível verificar também que a sua imagem física é muitas vezes criticada.
Iva Domingues mostra fotos raras da filha: “Já passaram 20 anos?!”
É comum verificar críticas a qualquer personalidade pública, em particular dirigidas a uma mulher, contudo a apresentadora é frequentemente alvo de apreciações negativas sobre o seu corpo, algo que se tem tornado mais visível desde a sua presença na festa da TVI, em fevereiro.
Festa dos 30 anos do canal, a 19 de fevereiro
O visual eleito para a noite de festa foi, para muitos seguidores, o melhor da noite, mas isso não ocultou o bullying de que foi alvo, mesmo este sendo dirigido antes de um elogio.
“Lindíssima, elegância, soberba, porém muito magra…mas importa é se sentir bem”, “A Iva emagreceu imenso”, “É uma mulher muito bonita, mas mais 2 quilitos não lhe ficavam mal“, “Magreza excessiva, mas o que importa é ter saúde” e “Maravilhosa…linda mas acho um pouquinho magra, beijinho”, são apenas alguns exemplos escritos, neste caso, por seguidoras da comunicadora.
Os comentários surgiram, inclusive, no Instagram de Gonçalo Mello, estilista de várias celebridades e responsável pelos seus looks. “Guarde esse tipo de comentário para si. Opinar sobre o corpo dos outros é vergonhoso”, escreveu o também beauty coach como resposta a uma seguidora sua que teceu uma observação semelhante.
Looks da primeira semana de março
As apreciações negativas voltam a surgir, desta vez, sob a forma de um falso enaltecimento e até de recomendações de saúde que Iva Domingues não pediu.
“Que esqueleto andante, era tão Linda“, “Bonita mas magra de mais e excesso de botox ou outro!”, “Bonita, simpática mas mesmo muito magrinha. Vamos Iva”, “Realmente emagreceu de mais, ficou a pele e osso e silicone”, “Exercício físico sim, mas acho que a Iva está magra demais. O importante é estar bem consigo mesmo, mas cuidado. Comer pouco e muito exercício também não é saudável“, são apenas algumas frases.
A última fotografia, a 30 de março
Esta quinta-feira, dia 30, a apresentadora foi convidada para ver uma exposição no MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia), em Lisboa. Os alertas mantêm-se, há inclusive seguidores que se repetem e voltam a proferir as mesmas frases.
“Tenha cuidado com a sua saúde Iva, está muito magra, eu sei que o seu horário é puxado mas têm que se alimentar bem. Pense na sua menina“
“Exercício físico sim, mas acho que a Iva está magra demais. O importante é estar bem consigo mesmo, mas cuidado. Comer pouco e muito exercício também não é saudável”
“Gosto muito de si, IVA, sou uma grande admiradora sua na TVI, mas pff tenha cuidado com a sua magreza! não me leve a mal!!”
“Sempre foi linda .mas acho muito magra”
“Magrinha demais”
“Adoro a Iva, mas essa magreza extrema não a favorece nada! Gostava tanto de como estava antes, um ou dois anos atrás. A saúde é muito importante, eu sei, mas não deve ser por causa disso que está assim, quase esquelética. Não lhe fica bem, mas é também só a minha opinião claro. Continuo a adorá-la“
“O que passa com a Iva? Meu Deus”
“Magreza a mais…. N gosto!”
“Bastante magrinha, mas linda”
“A Iva é uma excelente profissional, mas, já teve bem melhor no que se trata ao visual porque magreza extrema não é elegância, mas sim, anorexia. Mas quem está a passar por isso nunca acha que está magra, mas beleza também não tem nenhuma mesmo pensando que sim…”
A apresentadora continua a manter uma postura reservada e não se manifestou publicamente nos comentários das várias imagens que tem partilhado. Seja por esse ou outro motivo, Iva Domingues acaba por, mais tarde, não permitir mais comentários nas suas fotografias.
CONTACTOS, Cyberbullying
- PortalBullying: Centro de ajuda online. Jovens que estejam a passar por momentos de bullying ou cyberbullying podem conversar com psicólogos que os ajudem a ultrapassar as dificuldades
- Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência. É uma iniciativa inserida no âmbito do Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e Cyberbullying, onde são disponibilizados diversos recursos dirigidos a alunos, encarregados de educação e professores para ajudar a prevenir e lidar com este flagelo
- No Bully Portugal. Associação sem fins lucrativos que tem como objetivo prevenir, parar e resolver o bullying e cyberbullying através da formação de adultos e sessões de sensibilização para crianças e jovens.