Chama-se Auri Katariina, é finlandesa, e nos últimos meses tem vindo a ganhar cada vez mais destaque, não só pelos milhões de seguidores que vai conquistando nas redes sociais, mas também pela imprensa estrangeira, que tem vindo a falar sobre a sua decisão de vida.
Tem 29 anos, e em 20202 decidiu mudar radicalmente a sua vida depois de se despedir do emprego para se dedicar a uma paixão que sempre teve: limpar casas.
Desde há uns tempos, a finlandesa, que se intitula como a “rainha das limpezas“, dedica-se a reorganizar as casas de estranhos, apresentando casos muitas vezes chocantes de sujidade e desarrumação. Num abrir e fechar de olhos, tudo fica incrivelmente limpo e asseado.
A jovem tem mais de oito milhões de seguidores no TikTok, e cerca de dois milhões no Instagram. Segundo o New York Post, Auri Katariina sempre gostou das limpezas, mas tudo começou quando decidiu ajudar a sua mãe solteira a reorganizar a casa.
De repente, a jovem estava a fazer vídeos para as suas redes sociais, e o sucesso não demorou a chegar.
Os vídeos que a ‘influencer’ publica começam com a angústia da extrema sujidade e desordem, e terminam com o alívio de uma notável melhoria da higiene. As imagens através das quais documenta todo o processo das limpezas acumulam milhões de visualizações, e já lhe valeram o prémio “Newcomer of the Year“, na edição deste ano dos prémios finlandeses Creator Awards Gaala.
Mas, porquê um trabalho gratuito? O objetivo, diz, é ajudar pessoas que, por algum motivo, não têm condições (ou tempo) de fazer limpezas, nomeadamente grupos mais vulneráveis, como pessoas com deficiência ou pessoas muito idosas, cita a BBC.
Se se recorda do programa ‘Hoarders‘, já emitido na SIC Mulher, então os vídeos de Auri Katariina vão-lhe parecer familiares, dado os casos que a jovem finlandesa vai encontrando pelo caminho.
A finlandesa consegue obter lucro com esta decisão de não cobrar nada aos seus clientes com os patrocínios que faz aos produtos de limpeza usados, que várias vezes publicita nas redes sociais.